Larissa Lustoza • 01/09/2023
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira (01/9), pela suspensão do edital do concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) após ação que pedia reavaliação da divisão de vagas no certame. A decisão foi assinada pelo ministro Cristiano Zanin.
Zanin deferiu medida cautelar, após acatar pedido da ação protocolada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que questionava a Lei nº 9713/1998. Na legislação, é determinado o destino de 10% das vagas dos concursos policiais às mulheres em todo o país.
No caso em questão do concurso PMDF, o questionamento tem como base o fato de que as vagas destinadas ao sexo masculino não foram preenchidas devido a falta de candidatos habilitados nas provas objetivas. Por outro lado, as candidatas do sexo feminino alcançaram a pontuação para serem habilitadas, mas não preencheram as vagas devido à reserva de vagas de somente 10%.
O deferimento da medida cautelar pede a suspensão do concurso PMDF, inclusive em relação à divulgação dos resultados provisórios e final, assim como convocações para outras etapas. Veja abaixo:
No trecho da decisão que o Direção Concursos obteve acesso, o ministro Zanin mencionou o fato de que a nota de corte teve de ser reduzida para que fossem preenchidas as vagas – uma medida que, inclusive, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se posicionou contra, em julho. Veja abaixo o trecho:
No presente caso, consta da inicial que, além do reduzido percentual de 10% das vagas destinadas às candidatas mulheres, a nota de corte prevista inicialmente no edital do concurso para a classificação teve que ser reduzida a fim de possibilitar o preenchimento de todas as vaga destinadas aos candidatos do sexo masculino, permitindo o ingresso destes no serviço público com notas muito inferiores àquelas obtidas por candidatas do sexo oposto, de modo a revelar, em sede de análise sumária, verdadeira afronta ao princípio da igualdade.
O edital do concurso PMDF foi publicado em janeiro de 2023, pela banca Instituto AOCP, ofertando 2.100 vagas para a carreira de Soldado. Das vagas, 700 eram imediatas e 1.400 para o cadastro de reserva.
A carreira exige o nível superior de formação, idade entre 18 e 30 anos, além de altura mínima de 1,65 m (homens) ou 1,60 m (mulheres).
As provas objetivas do concurso PMDF foram aplicadas no dia 21/5 para mais de 35 mil inscritos. Além das provas objetiva e discursiva, os candidatos também serão avaliados por meio das seguintes etapas: Teste de Aptidão Física; Avaliação Médica e Odontológica; Avaliação Psicológica; e Sindicância da Vida Pregressa e Investigação Social.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.