Larissa Lustoza • 17/08/2020
Um novo concurso PMERJ foi oficialmente autorizado na manhã desta segunda-feira (17/8). Foram autorizadas 32 vagas para o cargo de Oficial, cuja remuneração pode chegar a até R$ 7.132,52.
Diferente de um concurso PMERJ para o Soldado, o cargo de Oficial exige requisitos importantes, como escolaridade e altura mínima.
Por isso, nesta matéria, o cargo de Oficial será destrinchado, com os requisitos e salários explicados, para que o concurseiro identifique se esta seleção se encaixa com seu perfil.
Para ser um Oficial da Polícia Militar do Rio de Janeiro é preciso ter nível superior em Direito. Além disso, o candidato precisa se atentar para os requisitos de idade e altura mínimos.
A idade mínima é de 18 anos até a data de matrícula no Curso de Formação. Já a idade máxima é de 35 anos até a data de publicação do edital do concurso.
Já os requisitos de altura são diferentes para os cargos do sexo feminino e do sexo masculino. Os requisitos são os seguintes:
Outros pontos estabelecidos em editais anteriores é que não são admitidos candidatos demitidos, excluídos ou licenciados de quaisquer instituições militares estaduais ou das Forças Armadas.
Candidatos que foram demitidos de cargos públicos, em razão de conduta desabonadora, também não são aceitos.
E importante apontar, a respeito do salário dos policiais da PMERJ, que a remuneração é formada pelo soldo e pelas gratificações de: Habilitação Profissional, Tempo de Serviço e de Regime Especial de Trabalho.
Conforme a lei que rege a remuneração da PMERJ, o acréscimo no soldo pode ser de:
Lembrando que estas gratificações são variáveis de acordo com o posto em que o candidato ocupe na carreira da PM RJ.
Por exemplo, a gratificação por Tempo de Serviço e Habilitação Profissional não é adicionada para o posto de Aluno-Oficial. A porcentagem do Regime Especial de Trabalho também é variável de acordo com cada posto, chegando ao máximo de acréscimo de 135% do soldo.
Além das gratificações, os policiais militares também possuem direito a auxílio alimentação, auxílio transporte (R$ 100) e auxílio moradia. O auxílio moradia incide em 107,5% do soldo de cada posto ou graduação.
Com isso, veja abaixo os soldos de 2020, contados a partir de março, dos diversos postos dentro da PM RJ para quem vai iniciar a carreira de Oficial:
Lembrando que estes são somente os soldos, sem os acréscimos.
Contando os outros benefícios, como as gratificações e auxílios, e considerando os maiores valores possíveis delas nas classes que se encaixam, os salários brutos podem chegar ao seguinte:
Lembrando que estes valores não passaram pelos descontos presentes na folha de pagamento.
Quer se preparar para o concurso PM RJ? Confira os cursos completos do Direção Concursos para a carreira policial. Clique abaixo:
Em 2019, o governador do Rio de Janeiro,Wilson Witzel, havia anunciado que chamaria cerca de 3 mil novos policiais militares.
Na época, o governador confirmou a abertura de um novo concurso para 180 delegados e policias (ele não especificou para qual polícia seria).
Em solenidade realizada em setembro daquele ano, o governador havia dito que 8 mil soldados seriam incorporados à Policia Militar até 2021.
Os esforços para convocar os soldados aprovados no último concurso PM RJ 2014 vão desde o 2018. Em julho de 2018, o ex-governador, Luiz Fernando Pezão, assinou um decreto que permitia a convocação de 1.380 aprovados.
Em julho deste ano, a PM RJ anunciou, pelas redes sociais, que convocou 800 aprovados no concurso de 2014. Além disso, afirmou que há a intenção de concurso para 2 mil policiais.
Como a autorização desta segunda-feira (17/8), trouxe somente 32 vagas, há expectativa que um novo concurso PM RJ ainda seja realizado para o cargo de Soldado.
Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!
Então, clique abaixo e confira:
As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.