Juliane Freitas • 10/11/2022
Os trâmites para a definição da banca organizadora do novo concurso PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) já foram iniciados e o projeto básicos com detalhes do novo edital foi divulgado!
O certame ofertará 2.000 vagas para o cargo de Soldado e a expectativa é que, após o anúncio da banca vencedora, o edital seja publicado, o que deve ocorrer ainda em 2022. Posteriormente, espera-se que a realização das provas aconteça já no início de 2023, como confirma a PMERJ.
Confira, a seguir, os detalhes do novo edital, constantes no projeto básico:
CONHEÇA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA ESTE CONCURSO!
O certame irá ofertar 2.000 vagas para o cargo de Soldado Policial Militar e as oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:
Confira no quadro abaixo:
De acordo com o projeto básico, para ser matriculado no Curso de Formação de Soldados, o candidato, aprovado e classificado no concurso público, deverá preencher as seguintes condições:
É importante destacar os requisitos referentes à idade e estatura do candidato. São eles:
Ainda de acordo com o documento, os candidatos serão avaliados a partir da realização de 9 etapas. São elas:
Vale mencionar que as provas objetivas e prova discursiva serão realizadas no horário de 09h às 13h, no tempo total de 4h, em dias diferentes.
Veja, detalhadamente, no quadro a seguir:
A Prova Escrita Objetiva será composta por 50 questões do tipo múltipla escolha com 04 alternativas, sendo apenas 01 correta.
A prova será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo que cada questão terá valor de 2,0 (dois) pontos.
As questões da Prova Escrita Objetiva serão elaboradas com base nos conteúdos programáticos, nas seguintes disciplinas:
Será considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva o candidato que obtiver, CONCOMITANTEMENTE, no mínimo, 60% (sessenta por cento) dos pontos da Prova Escrita Objetiva e não zerar em qualquer uma das disciplinas, assim discriminadas:
Confira, a seguir, como será a estrutura das provas e o número de questões em cada disciplina:
A Prova Escrita Discursiva – Redação, será aplicada em dia distinto da prova objetiva e irá avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
A Prova Escrita Discursiva – Redação será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.
Serão corrigidas as Prova Escrita Discursiva – Redação de TODOS os candidatos aprovados na 1ª Etapa (Prova Escrita Objetiva) que forem convocados para realizar a Prova Escrita Discursiva – Redação.
Os candidatos que não alcançarem o grau mínimo de 50 (cinquenta) pontos na Prova Escrita Discursiva – Redação serão eliminados do concurso.
Os candidatos aprovados nas 1ª e 2ª Etapas com classificação preliminar dentro do posicionamento abaixo indicado serão convocado para a 3ª Etapa do Certame:
Clique aqui para conferir o Projeto Básico do concurso PMERJ, na íntegra!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.