Torgan Magalhães • 16/11/2023
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, decidiu nesta, quinta-feira (16), pela retomada do concurso PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) para Soldados!
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM
A decisão do ministro foi tomada após audiência de conciliação. Agora, com o acordo de ambas as partes, o certame irá ocorrer normalmente, sem a limitação de gênero. Veja mais detalhes abaixo:
Vale lembrar que o concurso PMERJ havia sido suspenso pelo próprio ministro do STF, por conta de uma ação direta de Inconstitucionalidade (ADI 7483), proposta pela Procuradoria-Geral da República, que questionava quanto ao percentual de vagas reservadas às mulheres, correspondente à 10% do total.
Além disso, as provas foram anuladas, ou seja, novas provas serão aplicadas, sendo que outra banca que irá organizar daqui para frente. Vale ressaltar que a banca IBADE será processada por conta de uma operação realizada que ressaltou na prisão de 20 pessoas por suspeita de fraudar o certame e outros crimes.
Diversos candidatos também relataram irregularidades na aplicação das provas, como uso de celulares, atrasos, falta de detector de metais e fiscais de prova, entre outros.
Com edital publicado em maio pela banca Ibade, o concurso PMERJ ofertou 2.000 vagas para o cargo de Soldado.
A divisão das oportunidades foi realizada da seguinte forma:
Era exigido que o candidato obtivesse nível médio de formação. Quanto às remunerações iniciais, os aprovados vão fazer jus aos salários de R$ 5.233,88, após o curso de formação.
O edital era composto pelas seguintes etapas de avaliação:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.