Juliane Freitas • 24/10/2023
Os concurseiros interessados no concurso PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) passaram por mais um capítulo no último dia 23 de outubro, com a suspensão do certame.
Trata-se de uma medida cautelar deferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, em relação à ação direta de inconstitucionalidade (ADI 7483), proposta pela Procuradoria-Geral da República, que questiona o percentual de vagas reservadas às mulheres, atualmente de 10% das vagas totais.
“O percentual de 10% (dez por cento) reservado às candidatas do sexo feminino parece afrontar os ditames constitucionais quanto à igualdade de gênero, sendo um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3°, IV, da CF), estendendo-se tal vedação ao exercício e preenchimento de cargos públicos (art. 7º, XXX c/c art. 39, § 3°, da CF)”, destacou o ministro em sua decisão.
O documento menciona que a suspensão se aplica, inclusive, à aplicação de nova prova objetiva ou divulgação de quaisquer resultados, até o efetivo julgamento de mérito da ADI.
Confira trecho da decisão:
É importante lembrar que o concurso PMERJ vem passando por diversas intercorrências desde a aplicação das provas, em agosto, quando a corporação realizou uma grande operação que resultou na prisão de 20 pessoas suspeitas de fraudar o concurso e outros crimes.
Houve, ainda, diversas denúncias de candidatos sobre possíveis irregularidades, como uso de aparelhos celulares, atrasos, falta de detector de metais e fiscais de prova, entre outros.
Diante de tantas polêmicas, o governador Cláudio Castro determinou a anulação das provas do concurso PMERJ e se comprometeu a apurar as polêmicas mencionadas. O chefe do Executivo estadual ainda afirmou que as novas provas devem acontecer ainda em 2023.
Por fim, o contrato com a banca Ibade foi rescindido e uma nova banca será escolhida para a republicação do edital.
O certame registrou, no total, 119.599 candidatos inscritos, sendo 88.461 do sexo masculino e 31.138 do sexo feminino.
Clique aqui para conferir o conteúdo da medida cautelar, na íntegra!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O concurso PMERJ teve seu edital publicado pela banca Ibade em maio de 2023 e ofertou 2.000 vagas para o cargo de Soldado.
A segmentação das oportunidades foi realizada da seguinte forma:
Como requisito específico de formação foi exigido o nível médio de escolaridade. Já em relação à remuneração, o salário inicial será de R$ 5.233,88, após o curso de formação.
O edital continha as seguintes etapas de avaliação dos candidatos
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.