
O último concurso Polícia Federal, realizado em 2018, contou com 147.744 candidatos inscritos. A seleção, na época, ofertava 500 vagas no total.
Com um novo concurso Polícia Federal perto de acontecer, analisar as últimas seleções traz importantes pontos de partida para o candidato interessado.
Nesta matéria, serão destrinchados a demanda de candidato/vaga do último concurso Polícia Federal, além das notas de corte dos cargos de Agente e Escrivão.

Concurso Polícia Federal: demanda
O último concurso Polícia Federal, realizado em 2018, foi organizado pela Cespe. Ao todo, foram 147.744 candidatos inscritos para as 500 vagas ao todo.
Para o cargo de Agente, o número de inscritos na Ampla Concorrência foi de 92.671 para concorrer a uma das 135 vagas imediatas. Isto resulta na relação de candidato/vaga de 686,45.
A demanda de forma geral, considerando as 180 vagas para Agente, foi com uma relação de candidato/vaga de 514,84.
Já para o cargo de Escrivão, a demanda foi de 12.663 candidatos inscritos competindo por uma das 60 vagas de Ampla Concorrência. Com isso, a relação candidato/vaga é de 211,05.
Considerando o total de vagas imediatas, que foram 80, a relação candidato/vaga foi de 158,29.
RESUMO
- AGENTE
- Demanda total: 514,84 candidatos/vaga
- Demanda Ampla Concorrência: 686,45 candidatos/vaga
- ESCRIVÃO
- Demanda total: 158,29 candidatos/vaga
- Demanda Ampla Concorrência: 211,05 candidatos/vaga
Para conferir a demanda dos outros cargos do concurso PF, clique aqui.
No último concurso PF, as nomeações para Agente superaram o número imediato de vagas. Ao todo, foram chamados 229 candidatos, quando a previsão era de 180 vagas imediatas.
Faça parte do grupo de estudos para o concurso para a Polícia Federal no Whatsapp: clique aqui para participar!
Operação 104 e Missão Possível PRF
O Direção Concursos está preocupado com sua aprovação e, por isso, está oferecendo um curso completo para o concurso PF e o concurso PRF.
São aulas gratuitas, completas e totalmente focadas nestes dois certames.
Mas, atenção, as aulas ficam disponíveis por tempo limitado, por isso é importante que você acompanhe o canal do Direção Concursos.
Veja a aula mais recente das duas operações:
Concurso Polícia Federal: nota de corte
O último concurso da Polícia Federal contou com diversas etapas e, neste cálculo da nota de corte das provas objetivas, foi usado como base dois tipos de avaliação.
A etapa posterior às provas objetivas e discursivas era o Exame de Aptidão Física. Para o cargo de Agente, seriam chamados até o 540º colocado e para o cargo de Escrivão, seriam chamados até a 240ª posição.
Usando esse parâmetro, a nota de corte para Agente correspondeu a 56,6% de aproveitamento – 68 pontos na prova objetiva.
Já para Escrivão, a nota correspondeu a 40,8% de aproveitamento – 49 pontos na prova objetiva.
Com isso, desconsiderando a prova discursiva, para um candidato passar para a próxima etapa, a nota de corte seria:
- AGENTE (até 540ª): 56,6% de aproveitamento (68 pontos)
- ESCRIVÃO (até 240ª): 40,8% de aproveitamento (49 pontos)
Porém, considerando somente a quantidade imediata de vagas e a nota das provas discursivas, a nota de corte seria a seguinte:
- AGENTE (até 135ª): 84,57 pontos (75 objetivas + 9,57 discursiva)
- ESCRIVÃO (até 60ª): 70,27 pontos (63 objetivas + 7,27 discursiva)
Qual a situação atual do concurso Polícia Federal?
O presidente Jair Bolsonaro já afirmou que deve autorizar um novo concurso Polícia Federal ainda este ano.
A previsão é de 2 mil vagas, distribuídas da seguinte forma:
- 300 para Delegado
- 600 para Escrivão
- 1016 para Agente
- 84 para Papiloscopista
Após a autorização, uma comissão de servidores é formada para elaborar o projeto básico, documento que contém informações essenciais para contratar a banca organizadora.
A expectativa é que o concurso seja realizado no início de 2021. O Direção Concursos possui diversos conteúdos sobre o concurso Polícia Federal para te auxiliar.
Confira:
- Como funciona a primeira lotação?
- Raio-x da última prova do concurso Polícia Federal
- Qual foi a nota de corte do último concurso?
- Qual o salário REAL de um Agente da PF?
Resumo
- Situação atual: PREVISTO
- Banca organizadora: a definir
- Cargos: Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado
- Vagas: 2 mil vagas
- Salários iniciais: de R$ 12 mil até R$ 23 mil
- Link do último edital
Tem dúvida de como organizar o seu estudo pós-edital? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica muito rápida e importante. Confira abaixo:
Assinatura ilimitada
Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!
Então, clique abaixo e confira:


As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: