
Está marcada para esta sexta-feira (18/11), um protesto de aprovados no concurso Polícia Penal DF em frente ao Tribuna de Contas do Distrito Federal (TCDF). Os candidatos exigem celeridade na decisão do tribunal em relação à definição do cálculo que deverá ser utilizado nas notas das provas objetivas.
De acordo com o grupo, a demora na definição de tal critério tem prejudicado o andamento do certame.
A polêmica começou com a publicação do resultado preliminar da prova objetiva, divulgada no dia 29 de julho. A banca, posteriormente, retirou o documento do ar e republicou o resultado no dia 1 de agosto. Com a alteração realizada, 400 candidatos foram eliminados entre as publicações.
A retificação do resultado foi realizada após o Instituto AOCP, banca organizadora do concurso Polícia Penal DF, não ter feito a distribuição da pontuação das questões anuladas de acordo com a legislação distrital. A Secretaria de Economia do DF chegou a defender a legalidade da retificação do resultado, alegando que a banca identificou o problema e demonstrou celeridade para resolver o erro.
Com o imbróglio, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se reuniu com Instituto AOCP. Na reunião ficou decidida que a lista seria republicada, ação ainda não realizada.
Vale a pena ressaltar que no início deste mês, o Instituto AOCP divulgou um novo cronograma do concurso Polícia Penal DF. De acordo com o documento, as etapas do certame serão realizadas a partir de janeiro de 2023 (avaliação biopsicossocial, heteoridentificação e etc). A prova de aptidão física está prevista para ocorrer em fevereiro de 2023. Saiba mais detalhes aqui!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Panorama concurso Polícia Penal DF
O certame foi destinado ao preenchimento de 400 vagas imediatas, além de 779 oportunidades de cadastro reserva para a carreira de Policial Penal.
As provas objetivas do certame foram aplicadas em 3 de julho para mais de 40 mil inscritos. Conforme informações da própria banca organizadora, 25,62% dos candidatos não compareceram para a primeira fase do concurso.
Além da prova objetiva, os candidatos também serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Teste de Aptidão Física;
- Teste de Avaliação Psicológica;
- Sindicância da Vida Pregressa; e
- Curso de Formação Profissional.
Os aprovados farão jus ao salário inicial de R$ 5.445,00.
Resumo
- Banca: Instituto AOCP
- Vagas: 400 imediatas + 779 cadastro de reserva
- Cargo: Policial Penal
- Escolaridade: nível superior
- Salários iniciais: R$ 5.445,00
- Edital aqui
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: