Juliane Freitas • 14/08/2023
O próximo concurso Polícia Penal GO é aguardado com expectativa pelos concurseiros da área policial e o Direção Concursos trouxe as últimas atualizações a respeito do certame!
As informações a seguir foram repassadas pelo diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, durante entrevista concedida ao Direção Concursos nesta segunda-feira, 14 de agosto.
De acordo com o dirigente, atualmente, a PPGO conta com 726 cargos vagos de Policial Penal na classe inicial da carreira. Dessa forma, é possível que o novo edital contemple este quantitativo de oportunidades imediatas.
Além disso, há a intenção de se promover uma alteração legislativa a fim de que haja a substituição de cargos temporários em efetivos nos próximos anos. Josimar Pires lembra que a instituição possui cerca de 1.900 policiais penais de carreira e 1.600 cargos temporários (Vigilantes Penitenciários Temporários).
Dessa forma, explica o diretor-geral, o objetivo da diretoria, assim como do governo estadual, é que seja realizado concurso para um número maior de vagas e que a convocação para a posse ocorra de forma escalonada, até que seja concluída a substituição de todos os cargos temporários por efetivos.
Josimar Pires comentou, ainda, a respeito do aumento do número de vagas destinadas às mulheres. A intenção é que, através de alteração legislativa, o edital destine até 20% das vagas para candidatas do sexo feminino. Atualmente, a reserva é de 10% das vagas.
O cargo de policial penal exige formação de nível superior e oferece salário inicial de R$ 6.000,00, referente ao ingresso na 3ª classe, nível 1. Vale mencionar que não há limite máximo de idade para posse no cargo. Já ao final da carreira, o valor poderá chegar a R$ 14.000,00.
Em relação ao cronograma, o diretor-geral acredita que nos próximos meses já seja possível obter a autorização do certame junto ao governo do estado para que se iniciem os trâmites referentes a publicação do edital. Vale mencionar que a comissão de planejamento já finalizou a apresentação dos dados necessários à construção do termo de referência.
“Nosso objetivo é que tenhamos, ainda nesse ano, o edital da Polícia Penal”, afirmou o dirigente.
É importante lembrar que, no dia 4 de agosto, uma decisão judicial estabeleceu o prazo de 30 dias para que o estado de Goiás apresente um cronograma previsto para a realização do certame.
O termo foi protocolado no dia 2 de agosto e, portanto, o prazo máximo para apresentação do cronograma seria até 1º de setembro de 2023.
Ainda segundo o diretor-geral da PPGO, o objetivo é ter um Teste de Aptidão Física (TAF) mais parecido com as outras forças de segurança.
Isso porque, no último concurso, o TAF contou apenas com testes de corrida e salto, estando fora dos padrões de outras polícias.
Vale mencionar que o concurso mais recente para a Polícia Militar de Goiás, realizado em 2022, cobrou os testes de barra fixa, flexão de braço, abdominal, corrida de 12 minutos e natação.
“O trabalho que nós exercemos é um trabalho de muita dedicação, de muito esforço intelectual e físico e, nesse sentido, há a possibilidade da alteração do TAF, para que fique mais parecido com o TAF das outras forças de segurança do estado”, explicou o diretor.
Sobre o conteúdo programático a ser cobrado no edital, o tema ainda será discutido internamente, mas haverá a necessidade de incluir disciplinas relacionadas à informática e tecnologias da informação, já que a Polícia Penal de Goiás conta com um sistema informatizado para suas operacionalizações.
Por fim, o diretor-geral da PPGO explicou como será a escala de trabalho dos aprovados no certame. De forma geral, os servidores obedecem à escala de 24 horas (1 dia) de trabalho para 72 horas (3 dias) de descanso.
Entretanto, de forma excepcional, é possível que servidores lotados em unidades prisionais em cidades do interior do estado adotem a escala de 48 horas (2 dias) de trabalho por 6 dias de descanso.
Acompanhe, na íntegra, a entrevista com o diretor-geral da Polícia Penal GO:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.