
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou a anulação do teste de aptidão físico (TAF) do concurso Polícia Penal MG (Polícia Penal do estado de Minas Gerais).
Na decisão, a juíza Janete Gomes Moreira (4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte) concedeu pedido de tutela de emergência para a realização de novo teste para os 5.507 candidatos que foram convocados para a etapa.
O pedido de liminar foi solicitado pelo Ministério Público de Minas Gerais, que foi provocado após notícias de supostas irregularidades ocorridas durante a aplicação do TAF do concurso Polícia Penal MG.
Conforme divulgado pelo Direção Concursos, aprovados relataram ao Ministério Público que alguns avaliadores eram treinadores particulares de alguns candidatos, o que poderia indicar privilégios na avaliação. Além disso, o Instituto Selecon (banca organizadora do certame) não liberou acesso às filmagens do teste, obrigando os candidatos a formalizarem recursos sem que obtivesse acesso aos vídeos.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Na liminar, a juíza entendeu que houve comprometimento da imparcialidade da banca examinadora, recaindo a mácula sobre as atuações de alguns examinadores. No processo, a magistrada cita algumas provas que foram juntadas ao processo:

Na conclusão, a juíza entendeu que a atuação de alguns examinadores, além da não liberação das imagens do TAF, violaram de forma direta os princípios da isonomia, impessoalidade e o da publicidade.
Na determinação, a magistrada determina que seja realizado novo teste físico do concurso Polícia Penal MG para os candidatos, num prazo máximo de 30 dias, com a designação de uma nova banca de examinadores.
CONFIRA A DECISÃO COMPLETA AQUI!
Panorama concurso Polícia Penal MG
O concurso Polícia Penal MG ofertou, ao todo, 2.420 vagas para o cargo de policial penal, que exige nível médio de formação.
Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
- Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica: caráter eliminatório
- Exames Médicos: caráter eliminatório
- Provas de condicionamento físico: caráter eliminatório
- Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada: caráter eliminatório
- Curso de Formação Técnico-Profissional: caráter eliminatório e classificatório.
O salário inicial do aprovado será de R$ 4.098,45.
Resumo do concurso
- Situação: provas aplicadas
- Banca: Selecon
- Cargo: Policial Penal
- Escolaridade: nível médio
- Vagas: 2.420
- Remuneração: R$ 4.098,45
- Link do edital pode ser visto aqui!
Sua chance de estudar para a Caixa CHEGOU!
Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!
Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.
Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!
Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: