Ricardo Loiola • 12/07/2023
A execução de um novo concurso Polícia Penal PI foi pauta de uma reunião entre membros da Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS), da Secretaria de Administração do PI (SEAD) e do SINPOLJUSPI (Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Estado do Piauí).
Na reunião, além da temática concurso público, foram discutidas pautas de interesse dos policiais penais, como criação de um estatuto, promoções, reajustes nos subsídios, insalubridade e auxílio alimentação.
De acordo com o sindicato, a partir de 8 de agosto, os servidores considerados aptos terão suas promoções oficializadas. A autorização, já confirmada pelo Governador do Estado, Rafael Fonteles, atende um pedido antigo de membros da categoria. A data marcada faz uma alusão aos 40 anos da SEJUS.
Ainda na reunião, os membros reiteraram a necessidade do concurso para a Polícia Penal do Piauí, sugerindo que nesta mesma data seja anunciado pelo Governador a autorização e deflagração do concurso público para o cargo de policial penal.
Como atribuições da carreira de policia penal, estão:
Os requisitos para investidura no cargo presentes no último edital apontam os seguintes pontos:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
O último certame para carreira ocorreu em 2016, sob organização da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, através do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE. Na ocasião o concurso foi destinado a formação de cadastro reserva para o cargo de Agente Penitenciário (hoje, Policial Penal).
Os candidatos foram submetidos a 5 etapas de avaliação:
Os aprovados ingressaram em jornada de trabalho integral, de 44 horas semanais, com duração diária e escala de trabalho fixada de acordo com as peculiaridades de suas funções.
A remuneração dos servidores que ingressaram no órgão foi, à época, R$ 5.966,14. Os valores integram as seguintes frações:
Os candidatos foram avaliados por meio de prova escrita objetiva, além de prova dissertativa. Composta por 80 questões, a estrutura da avaliação foi a seguinte:
Foram aprovados para etapa de correção da redação os candidatos que fizeram pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos da Prova Escrita Objetiva, observados os critérios de 50% do total de pontos de cada uma das Matérias e classificado até a 468ª posição para candidatos de ampla concorrência e até a 52ª posição para candidatos considerados Pessoa com Deficiência – PCD.
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.