Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Polícia Penal PR: governador autoriza novo certame

Concurso Polícia Penal PR: governador autoriza novo certame

O concurso Polícia Penal PR (Departamento da Polícia Penal do Paraná (DEPPEN-PR)) foi autorizado para preencher 7 oportunidades para o cargo de policial penal, do quadro própria da instituição A publicação consta no Diário Oficial do Estado da última terça-feira, 11 de julho.

As sete vagas estão distribuídas uma para cada macrorregião: 1 vaga para região de Curitiba, 1 vaga para região de Ponta Grossa/Gurapuava, 1 vaga para região de Londrina, 1 vaga para região de Maringá, 1 vaga para região de Cruzeiro do Oeste, 1 vaga para Foz de Iguaçu/ Cascavel e 1 vaga para região de Francisco Beltrão. 

No entanto, o número de oportunidades não parece agradar aos que buscam integrar os quadros de servidores da carreira. Neste sentido, o próprio sindicato já se manifestou. Veja mais abaixo ao longo da matéria.

Confira antes texto da autorização:

Número insuficiente, diz sindicato

Um dia após o despacho autorizando o certame, o Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN) se manifestou alegando que o número se mostra “insuficiente diante do quadro de deficit de servidores no sistema penitenciário do Paraná.”

De acordo com dados do próprio Departamento da Polícia Penal do Paraná (DEPPEN-PR), datado em outubro de 2021, A indicação era de uma defasagem de cerca de 6.400 policiais penais.

A presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, revela que a expectativa pelo concurso é grande, porém as vagas precisam ser em quantidade suficiente para suprir todo o déficit de policiais penais atual. 

“O sindicato tem reivindicado a realização de concurso há bastante tempo porque o problema da falta de efetivo já é antigo e impacta de forma negativa no trabalho realizado dentro das unidades penais”, destaca a presidente do sindicato

“Com isso, recebemos a notícia da autorização do concurso como algo positivo para a categoria, mas nos preocupa as poucas vagas disponibilizadas. Por isso, vamos continuar cobrando do governo para que essas vagas sejam ampliadas, com o estabelecimento de um cronograma de chamamento do pessoal aprovado, aproveitando o próprio certame, que produzirá uma numerosa lista de aprovados à disposição do estado,” completa.

Veja nossos cursos para carreira de polícia penal!

Defasagem

Segundo dados do próprio DEPPEN-PR, em maio de 2023 a população carcerária somava cerca de 47.300 custodiados, sendo aproximadamente 35 mil em unidades penais e 12.300 monitorados eletronicamente. Deste montante, apenas 2640 policiais penais efetivos atuam nas nove regionais do sistema penitenciário do Paraná. 

Complementando o monitoramento, existem, hoje, 3196 monitores de ressocialização contratados pela empresa terceirizada New Life. Ou seja, os trabalhadores terceirizados já superam, em numeral, os efetivos, afirma o SINDARSPEN.

“A falta de servidores para atuar nas unidades penais paranaenses é um dos maiores gargalos do sistema penitenciário e o SINDARSPEN seguirá defendendo que essa questão seja enfrentada dentro do que determina a Constituição, com a realização de concurso público para a área, como já temos atuado, seja no campo político, quanto no judiciário com as medidas cabíveis. Vamos continuar reivindicando ao governo que estas vagas sejam ampliadas,” conclui a presidente Vanderleia Leite.  

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Concurso polícia penal PR: última seleção

Em 2020 uma seleção ocorreu uma seleção para 1.574 vagas para função de Guarda Temporário Prisional. Aos profissionais que foram efetivados, a remuneração inicial foi de R$ 3.055,69, composta pelo salário-base e gratificações, para uma jornada de 40 horas semanais.

Em 2013, a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL) ofertou 423 vagas para Agentes Penitenciários, com exigência de nível médio, sendo 367 para homens e 57 para mulheres.

O concurso, na ocasião, foi composto de seis etapas, sendo elas:

  • Prova de Conhecimentos;
  • Prova de Aptidão Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação Social;
  • Curso de Formação;
  • Avaliação Médica.

Resumo Concurso Polícia Penal PR

  • situação: autorizado
  • banca: a definir
  • vagas: 7 vagas
  • cargos: Policial Penal
  • escolaridade: superior
  • edital

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Ricardo Loiola

Ricardo Loiola

Produtor de conteúdo do blog de notícias do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.