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Concurso PR: editais publicados para níveis médio e superior

Concurso PR: editais publicados para níveis médio e superior

Foram publicados dois editais do concurso PR, com vagas destinadas para atuação na área de educação da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

As oportunidades são para formação de cadastro de reserva para os cargos de professor anos iniciais do Ensino Fundamental, Assistente de Educação e Escriturário II.

Os salários oferecidos são:

  • Professor 20 horas
    Nível A (Formação em Magistério) – R$ 1.313,23
    Nível B (Formação em Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia) – R$ 1.524,78
  • Assistente de Educação
    – R$ 1.427,60
  • Escriturário II
    – R$ 1.313,99
    Gratificação de R$ 459,90

Concurso PR: inscrições

De acordo com os editais, o concurso PR iniciou as inscrições às 12h desta terça-feira, dia 15 de março, e o prazo segue até às 23h59 do dia 13 de abril de 2022.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 para todos os cargos oferecidos e o pagamento deve ser realizado até o dia 14 de abril de 2022. A organização do certame é banca própria e as candidaturas devem ser feitas neste link!

Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). A isenção deve ser feita até o dia 22 de março.

Atribuições concurso PR

As principais atribuições de cada função, de acordo com edital de abertura, são as seguintes:

Professor 20 horas (nível superior)

  • Criar situações em que as crianças expressem seus afetos, desejos e saberes a aprendam a ouvir o outro, a conversar e negociar argumentos e metas, a fazer planos comuns, a enfrentar conflitos, a participar de atividades em grupo e criar amizades com seus companheiros.
  • Apoiar as crianças a desenvolver uma identidade pessoal, um sentimento de autoestima, autonomia, confiança em suas possibilidades e de pertencimento a um determinado grupo étnico-racial, crença religiosa, local de nascimento, etc.
  • Fortalecer os vínculos afetivos de todas as crianças com suas famílias e ajudá-las a captar a possibilidades trazidas por diferentes tradições culturais para a compreensão do mundo e de si mesmas.
  • Incentivar as crianças a refletir sobre a forma injusta como os preconceitos étnico-raciais e outros foram construídos e se manifestam, e a construir atitudes de respeito, não discriminação e solidariedade.
  • Construir com as crianças o entendimento da importância de cuidar de sua saúde e bem estar, no decorrer das atividades cotidianas.
  • Criar com as crianças hábitos ligados à limpeza e preservação do ambiente, à coleta do lixo produzido nas atividades à reciclagem de inservíveis.
  • Estruturar um ambiente tranquilo e favorecedor do estabelecimento de interações pelas crianças, compreendendo a movimentação delas como intenções exploratórias e como forma de comunicação.
  • Possibilitar as crianças participar de ações individuais e em grupo, que as ajudem a entender dos direitos e as obrigações das pessoas.
  • Comunicar com clareza às crianças instruções sobre a organização física e social do ambiente, de modo a fortalecer sua autonomia e colaboração.
  • Oferecer materiais e propor atividades em que as crianças percebam a necessidade de compartilhar e cooperar.
  • Incluir as crianças na caracterização e arranjo dos espaços que mais frequentam e no cuidado de seus objetos para mantê-los bem conservados e de fácil acesso.
  • Atuar quando as demais crianças reagem a uma determinada criança, coibindo preconceitos, agressões, assédios, de modo a ampliar o olhar de todas para a importância de se respeitar os/as colegas.
  • Apoiar as crianças com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação a se perceber como integrantes dos grupos infantis, demonstrando confiança em suas possibilidades de aprender com os colegas, estimulando-as diante de dificuldades, enquanto acompanha o que o conjunto de crianças pode aprender com estes colegas.
  • Cuidar para que os espaços, materiais, objetos e brinquedos, procedimentos e formas de comunicação sejam adequados às especificidades e singularidades do brincar e do interagir das crianças, em especial daquelas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
  • Ouvir as crianças e apoiar para que expressem seus sentimentos, planos, ideias, apontem suas brincadeiras e atividades preferidas e as não desejadas, e narrem suas vivências.
  • Incentivar as crianças a identificar elementos que lhe provocam medo, apoiá-las para superá-lo e ter uma atitude ativa diante de uma dificuldade.
  • Comentar as ações e avaliar as produções de cada criança (desenhos, esculturas, movimentos de dança, narrativas, etc.) respeitando as emoções vividas pelas crianças, fortalecendo sua autonomia.
  • Garantir igualdade no tratamento de meninas e meninos, disponibilizando todos os brinquedos e outros materiais para todas as crianças e propondo a realização de atividades em que as crianças possam participar independentemente do gênero.
  • Tratar as crianças e familiares pelos respectivos nomes e coibir o uso de apelidos pejorativos no tratamento dado pelas crianças aos colegas ou adultos.
  • Apoiar e incentivar as crianças a ter maior autonomia em relação a seu cuidado pessoal, tais como: escovar os dentes, colocar sapatos ou o agasalho, pentear os cabelos, servir-se sozinha nas refeições e organizar seus pertences, estimulando-as que se auxiliem nessas tarefas.
  • Analisar dados referentes à recuperação, aprovação, reprovação e evasão escolar.
  • Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
  • Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
  • Selecionar, apresentar e revisar conteúdos.
  • Participar da elaboração e avaliação de propostas curriculares.
  • Realizar atividades extraclasse em bibliotecas, museus, laboratórios e outros locais similares.
  • Incentivar os alunos a participarem de concursos, feiras de cultura, grêmios estudantis e similares.
  • Orientar e incentivar o aluno para a pesquisa.
  • Participar do conselho de classe.
  • Manter atualizados os registros de aula, frequência e aproveitamento escolar do aluno.
  • Zelar pela manutenção e conservação do patrimônio escolar.
  • Apresentar propostas que visem à melhoria da qualidade do ensino.
  • Participar da gestão democrática da unidade escolar.
  • Executar outras atividades correlatas.
  • Buscar o aprimoramento constante através de leituras, estudos, cursos, congressos e outros meios que possam aprofundar conhecimentos para o exercício do trabalho.
  • Realizar atividades de articulação da escola com a família do aluno e a comunidade.
  • Zelar pelas relações interpessoais no ambiente de trabalho.
  • Incentivar os alunos a participarem de jogos escolares, festivais esportivos e culturais, concursos e
  • similares.
  • Participar de atividades cívicas, sociais, culturais, esportivas, em festivais.

Assistente de Educação (Ensino Médio)

  • Obedecer, no exercício de suas funções, aos princípios da Educação, previstos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), ao disposto na Deliberação n.º 002/2004 do CME (Conselho Municipal de Educação) – Ponta Grossa, à proposta pedagógica dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), bem como a proposta pedagógica da Escolas de Tempo Integral.
  • Auxiliar do processo educativo em todas as atividades do professor, tendo como referência o “brincar”, “educar” e o “cuidar”;
  • Auxiliar nos trabalhos de planejamento das atividades curriculares e extracurriculares, seguindo as orientações contidas na Proposta Pedagógica do CMEI e das Escolas de Tempo Integral em consonância com a Proposta Curricular da Secretaria Municipal da Educação.
  • Auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, respeitando os direitos individuais da criança, garantindo segurança, liberdade, dignidade, convivência e a aquisição de novos conhecimentos;
  • Contribuir no atendimento e na educação da criança da educação básica, visando o seu desenvolvimento integral, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.
  • Assegurar para que não ocorra tratamento discriminativo de cor, raça, sexo, religião, classe social, concepção política, no âmbito escolar;
  • Manter relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, alunos, pais e demais segmentos da sociedade;
  • Atender prontamente, às solicitações e informações que lhe forem requeridas por quem é de direito;
  • Interagir com os professores quanto aos procedimentos de registros referentes ao processo de avaliação dos alunos;
  • Colaborar no processo de elaboração da Proposta Pedagógica;
  • Efetivar seu processo de formação continuada, através da participação em cursos de aperfeiçoamento, grupos de estudos, oficinas pedagógicas ou outras atividades, visando seu constante aperfeiçoamento profissional;
  • Zelar pela integridade física e moral das crianças, observando casos de maus tratos, situações humilhantes ou degradantes ocorrida com as crianças, comunicando a direção, para as devidas providências;
  • O assistente de educação poderá substituir o professor, em situações esporádicas e temporárias, mediante a coordenação e corresponsabilidade do Coordenador Pedagógico e/ ou Diretor.

Escriturário Escolar (Ensino Médio)

  • Cumprir e fazer cumprir determinações dos seus superiores hierárquicos.
  • Atender a comunidade escolar prestando informações necessárias e verídicas com zelo e postura ética, resguardando o sigilo quanto à vida escolar do educando e da vida profissional dos funcionários do estabelecimento de ensino.
  • Redigir e cuidar da correspondência expedida e da recebida para que as mesmas cheguem ao destinatário com o devido registro em livro ata, protocolo de entrega e organizadas em arquivos.
  • Manter a documentação e o arquivo organizados segundo a legislação vigente e orientação da Documentação Escolar-SME.
  • Estar ciente do cronograma de cursos, reuniões, eventos e outros, promovidos e/ou vinculados pela SME, bem como os funcionários escalados para os mesmos, controlando assim as anotações devidas em ficha própria e verificando as entradas e saídas de servidores lotados na unidade de ensino.
  • Imprimir os comunicados e informativos recebidos por e-mail, dar ciência aos interessados: a) Arquivar as ciências para posterior consulta; b) Organizar pasta própria e/ou mural de informações para acesso de todos os
    servidores.
  • Organizar e manter em dia os protocolos, o arquivo escolar e os registros de assentamentos dos alunos de forma a permitir, em qualquer época, a verificação: a) da identidade e da regularidade da vida escolar do aluno; b) da autenticidade dos documentos escolares.
  • Realizar os trabalhos administrativos inerentes às atividades da secretaria referentes à matrícula, transferência, classificação e reclassificação de alunos.
  • Elaborar, em tempo hábil, relatórios finais sobre a composição de turmas, movimentação, rendimento e resultados discentes, visando atender os prazos estipulados pelos setores e demais órgãos competentes.
  • Zelar pelo uso adequado e conservação, limpeza, manutenção dos equipamentos e dos bens materiais distribuídos à Secretaria, bem como, do seu espaço/ambiente de trabalho;

Provas e etapas

Os candidatos ao concurso PR serão avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, compostas da seguinte forma:

provas Assistente

Os candidatos deverão alcançar, no mínimo, 50% do total da prova objetiva, para serem aprovados e
classificados.

As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Ponta Grossa (PR), em data e local a serem definidos.

Resumo concurso PR

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

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Karina Glória

Karina Glória

Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.

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