Wanessa Alves • 20/09/2023
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) é uma das autarquias que fará parte do Concurso Nacional Unificado (CNU), ofertando 40 vagas de nível superior para analista administrativo e especialista em previdência complementar.
No entanto, há mais postos vagos do que a quantidade de vagas autorizadas pelo Governo Federal, em julho deste ano.
Em resposta à produção do Direção Concursos, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da PREVIC, Ednéia de Souza Costa, informou que, atualmente, o órgão conta 216 servidores e um déficit de 150 funcionários no quadro de pessoal.
Além disso, nos próximos quatro anos estão previstas 13 aposentadorias de servidores, ou seja, a quantidade de cargos ociosos irá aumentar.
Veja a divisão de servidores por função:
Desde que foi fundada, 2009, a Previc teve apenas um concurso realizado em 2010. À época, o certame foi organizado pelo Cebraspe, antigo Cespe. O edital ofertou 100 oportunidades distribuídas entre as seis unidades da autarquia: Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).
Atualmente, a unidade com mais funcionários públicos é a de Brasília (DF), com 153 servidores. Um fator que chama atenção é que o órgão é composto, em maioria, por pessoas do gênero masculino.
Com exceção do cargos de livre provimento do DF e de estatutário de Belo Horizonte (MG), todos os demais postos têm mais servidores homens do que mulheres.
A adesão da Previc ao CNU foi aprovada pela Diretoria Colegiada e formalizada por meio de ofício, encaminhado ao MGI na última segunda-feira (11).
Em nota publicada no portal do Ministério da Previdência Social, o órgão informou que “participará do concurso com 40 vagas para nível superior […]. Serão 15 vagas para o cargo de Analista Administrativo que, atualmente, conta com salário inicial de R$ 12.953,31, e 25 vagas autorizadas para Especialista em Previdência Complementar, que hoje possui remuneração no início da carreira de R$ 14.010,17”.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.