Juliane Freitas • 02/07/2024
Uma paralisação nacional dos servidores das Agências Reguladoras está programada para acontecer no próximo 4 de julho e as reivindicações, se atendidas pelo governo federal, poderão impactar positivamente os aprovados em concurso público!
As 11 Agências Reguladoras Federais decidiram pela paralisação durante assembleia realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências). A medida se justifica devido ao alto déficit de servidores em atividade, além de significativos cortes de orçamento (cerca de 20% somente em 2024).
Em relação à falta de servidores, é importante destacar que, em 16 anos, 3.895 postos de trabalho foram desocupados devido a aposentadorias e exonerações. O quantitativo representa 1/3 de vacâncias, considerando o total de 11.522 cargos criados. Nesse contexto, muitos servidores optaram por migrar para carreiras mais atrativas e com melhores salários.
Vale destacar que que as Agências com o maior quantitativo de cargos vagos são a ANM (Agência Nacional de Mineração), com 62% de déficit; ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), com 47,7%; e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), com 32,4% de cargos desocupados.
Entre as pautas emergenciais do Sinagências, estão a reestruturação das carreiras, a exigência de nível superior para todos os cargos e a equiparação remuneratória ao cargos do Ciclo de Gestão, tais como ACEs, APOs, EPPGGs e TPPs.
Confira no documento abaixo:
Acompanhe, a seguir, editais de concurso público de Agências Reguladoras que poderão ser publicados em breve!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) enviou ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) um novo pedido de autorização para realização de concurso público. O ofício foi assinado pelo diretor-presidente da ANAC, Tiago Sousa Pereira, no último 28 de maio.
De acordo com o documento, a ANAC solicita 476 vagas imediatas de níveis médio e superior, além de oportunidades em cadastro reserva, para os seguintes cargos:
Segundo a autarquia, a previsão é que os novos cargos possam ser providos a partir de 2026.
Em maio de 2024, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou ao Direção Concursos que enviou um pedido autorização para realização de novo concurso público.
De acordo com a autarquia, foram solicitadas 343 vagas para cargos efetivos, distribuídas da seguinte forma:
Atualmente, os salários iniciais dos servidores da ANTT são os seguintes:
A Agência Nacional de Telecomunicações também confirmou que solicitou autorização ao Ministério da Gestão e Inovação para realizar concurso público para o provimento de 1.690 cargos vagos na autarquia.
As oportunidades serão segmentadas assim:
Os salários iniciais variam entre R$ 7.648,17 e R$ 16.413,35.
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.