Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Público: candidata é convocada por engano e será indenizada

Concurso Público: candidata é convocada por engano e será indenizada

Uma candidata pensou ter sido aprovada no concurso público da Universidade do Estado de Santa Catarina (concurso UFSC) para o cargo de assistente administrativo e agora será indenizada pela instituição.

A decisão foi proferida pelo juiz Laudenir Fernando Petroncini, da 1ª Vara da Fazenda Pública do estado. A candidata teve o seu nome publicado na lista de pessoas que tomariam posse no cargo, mas foi impedida porque, na verdade, o seu nome era um homônimo da pessoa que de fato foi nomeada.

A decisão indicou que a convocada deverá receber indenização por danos morais de R$ 5 mil e também danos materiais, que serão referentes a quatro meses de salário líquido do emprego anterior da autora, tendo em vista que ela chegou a pedir demissão do trabalho para assumir a função.

Segundo a decisão, houve culpa concorrente no caso porque a autora da ação não conferiu se o número de inscrição que constava na lista de aprovados no concurso público correspondia ao seu número. 

A Universidade de Santa Catarina alegou que a autora foi responsável pelos próprios prejuízos. Por sua vez, o juiz reconheceu que ela não foi cuidadosa o suficiente para observar seu número de inscrição, mas não afastou a culpa da UFSC no caso.

“Se se pode afirmar que a autora tinha a obrigação de conferir se era ela quem tinha sido aprovada, embora fosse o seu nome, identicamente grafado, que aparecia na lista de aprovados, com muito mais razão se deve concluir que essa obrigação também cabia à requerida (universidade)”, ponderou o juiz.

Ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça a respeito do fato.

Oportunidades em 2022

Ao longo deste ano, existem muitas oportunidades para garantir uma vaga de concurso público em todo o país. Veja abaixo a lista de alguns deles e prepare-se com antecedência:

Concurso Celesc

No estado catarinense, foi publicado o edital do concurso público Celesc com salários iniciais de até R$ 5,6 mil! Ao todo são 62 vagas imediatas e mais formação de cadastro reserva para cargos de níveis médio/técnico e superior de formação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio no site da Fepese, banca organizadora do evento. As provas estão previstas para ocorrer no dia 22 de maio de 2022.

Confira todos os detalhes aqui!

Senado Federal

A comissão organizadora responsável por coordenar os trâmites para o concurso foi designada e em breve as bancas devem ser convidadas para apresentar propostas.

Foram autorizadas o preenchimento de19 vagas imediatas entre os cargos de policial legislativo, advogado, consultor e analista legislativo.

Saiba detalhes aqui!

Receita Federal

Outro concurso público autorizado foi da Receita Federal e a liberação depende, no momento, da aprovação do projeto de lei 1/2022.

Ao todo, estão previstas 699 vagas para os cargos de Auditor-Fiscal e Analista-Tributário. A expectativa é que as nomeações ocorram em 2023.

Confira detalhes!

Concurso INSS

O quadro de servidores do Instituto deve ser reestabelecido ainda em 2022. De acordo com a diretora da Fenasps, Thaize Antunes, o Ministério da Economia aguarda a recomposição do orçamento que tramita no Congresso Nacional.

Outro indicativo do certame é que o atual Ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira, destacou que “existe um diálogo para que haja concurso público, sim, neste ano”, disse.

Veja todos os detalhes clicando aqui!

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Katharine Mota

Katharine Mota

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.