Karina Glória • 03/11/2022
Um novo projeto de lei propõe que seja ampliada a vigência da Lei de Cotas, que destina 20% das oportunidades para candidatos negros em concurso público.
O PL 1.958/2021 reproduz, na íntegra, a Lei 12.990, de 2014 e passaria a ter vigência de 2024 a 2034, quando a política seria reavaliada.
A proposta é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que aponta que mesmo com resultados, ainda não alcançou nível de equivalência.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
“As ações afirmativas tratadas neste projeto de lei consistem, pois, em ações proativas estatais que visam à mitigação da discriminação no acesso a cargos públicos sofrida pelos negros, fruto de um racismo estrutural presente em toda a sociedade e de um racismo institucional presente no aparelho de Estado”, disse ele.
De acordo com o parlamentar, cerca de 43% dos aprovados em concursos do Poder Executivo civis eram candidatos negros.
Conforme vigência atual, o projeto de lei deve ser aplicada quando o número de vagas do certame for igual ou superior a três.
Concorrem às oportunidades candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos. Vale lembrar que os inscritos por cortas concorrem, ao mesmo tempo, às vagas reservadas e de ampla concorrência.
Conheça os cursos para o concurso Receita Federal!
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.