Karina Glória • 18/03/2022
Um projeto de lei, do vereador Professor André Luís (REDE), determina que a Língua Brasileira de Sinal (LIBRAS) seja usada no critério desempate de concurso público.
A proposta, que tramita pela Câmara Municipal de Campo Grande, estipula que a medida seja aderida nas seleções dos órgão da administração pública direta e indireta da cidade.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial, a utilização da LIBRAS como desempate de concurso público, deve estar explicitado em edital. Caso aprovada, a lei passa a vigorar em 2025.
Veja o projeto na íntegra abaixo:
Em sua justificativa, o vereador aponta que a presença de tradutores e intérpretes de línguas em diversos campos do funcionalismo público “é importante para demanda de intermediadores na comunicação entre surdos e ouvintes”.
Ele ainda cita o Decreto Federal n.º 5.626/2005, que tornou obrigatório o atendimento às pessoas com deficiência auditiva, no setor público, por meio da Língua Brasileira de Sinais.
” A proposta pretende ser mais um meio em sanar ao longo do tempo, a falta de intérpretes em órgão públicos o que prejudica o acesso aos portadores de deficiência auditiva e bens e serviço, impedindo que ele tenha uma vida autônoma e digna na sociedade, garantindo assim o reconhecimento e legitimação desta forma de comunicação”, completou.
CONFIRA AQUI UM PANORAMA DE OPORTUNIDADES PARA CAMPO GRANDE!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.