Mateus Melis • 02/05/2023
Foram autorizadas nesta terça-feira (2/5) a realização de novos editais de concurso público para a Funai (Fundação Nacional do Índio) e MMA (Ministério do Meio Ambiente), mas de acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anúncios de novos certames devem ser realizados ainda nesta semana.
Mas antes, conheça uma oportunidade IMPERDÍVEL para você estudar com o maior e mais completo material de estudos do mercado. Clique na imagem e saiba mais!
Em entrevista ao Correio Braziliense, Esther Dweck afirmou que, além da Funai e MMA, o primeiro bloco de autorizações também incluirá o Incra e cargos transversais de analistas que atenderão vários ministérios, incluindo o da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Ao todo, de acordo com a ministra, o número de oportunidades dos novos editais de concurso público autorizados no primeiro bloco varia entre 1,5 mil e 2 mil vagas! Até o final do mês, a previsão é de que outras novas autorizações sejam publicadas em diário para o provimento de até 2 mil vagas.
A expectativa é de que o governo federal realize mais blocos de autorizações até o final do ano. Entre os anúncios estará um novo concurso para o IBGE que, segundo a ministra, ofertará um alto número de oportunidades.
Cabe destacar também que, apesar de a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmar a realização de novos editais de concurso para o Ibama e ICMBio, os últimos certames das duas autarquias ainda estão vigentes (Ibama até junho de 2024 e ICMBio vigente até junho de 2023). De acordo com Esther Dweck, o governo não poderá abrir novos editais enquanto os anteriores estiverem vigentes.
Até o momento, foram autorizados novos editais de concurso público para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (814 vagas), Funai (502 vagas) e MMA (98 vagas)!
Vale a pena destacar que o assessor especial da ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Celso Júnior, informou que o governo federal deverá autorizar 8 mil vagas até julho. Veja mais AQUI!
Foi assinada proposta de reajuste salarial de servidores do poder Executivo. O aumento foi de 9% nas remunerações dos cargos do governo federal. Além do reajuste, o auxílio alimentação dos servidores ainda recebeu aumento, passando de R$ 458,00 para R$ 658,00.
Na cerimônia de assinatura do reajuste, o presidente Lula reforçou a necessidade de recomposição de diversas carreiras do governo federal.
De acordo com o presidente, reforçar a mão de obra dos órgãos federais é uma forma de prestar um rápido atendimento à população. Veja mais detalhes AQUI!
Além dos certame citados acima, confirma outros editais previstos:
O Direção Concursos realizou entrevista com o presidente do Sinait, Bob Machado. Confira mais detalhes sobre o certame a carreira AQUI!
Confira mais editais previstos AQUI!
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.