Mateus Melis • 14/03/2023
A Justiça Federal suspendeu liminarmente o edital de professor adjunto do concurso público UFMG para o Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O motivo se deu porque o aprovado em 1º lugar foi responsável pela elaboração do edital.
O pedido de suspensão do certame foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF), após a constatação de que o aprovado era, na época de elaboração do certame, chefe do Departamento de Biologia Geral. Lá, ele participou da definição dos critérios para a vaga ofertada, além dos quesitos para avaliação e atribuição da nota. De acordo com o MPF, diversos documentos referentes à seleção foram assinados pelo aprovado.
Antes de prosseguir neste texto, confira uma EXCELENTE oportunidade para você se tornar aluno do Direção Concursos:
O edital do concurso público para o provimento de vagas de professor adjunto foi publicado em agosto de 2019 e o aprovado foi dispensado do cargo em novembro do mesmo ano. O salário inicial do cargo de Professor Adjunto é de R$ 9.616,18.
Na decisão que suspendeu liminarmente o concurso público, o juiz federal, Itelmar Raydan Evangelista, entendeu que a ação do servidor feriu principalmente o princípio da impessoalidade ao se guiar por interesses pessoais.
“De se destacar que o STF fundamenta suas decisões no exame conjunto dos princípios da impessoalidade e da moralidade, quando o agir administrativo não observou critérios objetivos ou se guiou por interesses pessoais. Segundo a Corte, a impessoalidade configura-se meio para atuações dentro da moralidade e se confunde com o princípio da igualdade e isonomia, visto que, se todos são iguais perante a lei, terão também de o ser diante da Administração”, destacou o juiz na decisão.
A ação civil pública interposta pelo MPF ainda está em tramitação na Justiça Federal de Minas Gerais. Ainda cabe recurso da decisão liminar que suspendeu o concurso público.
Ao portal Estado de Minas, a UFMG informou que suspendeu os efeitos da seleção e pediu vistas ao processo. A universidade ainda ressaltou que está colaborando com a apuração da denúncia.
Diversos órgãos estão com editais abertos e previstos para o estado de Minas Gerais. Confira algumas das seleções abaixo:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.