Juliane Freitas • 27/04/2023
Após a Câmara apresentar parecer a respeito da definição do nível de escolaridade para os Técnicos aprovados em concurso público dos tribunais federais, foi a vez da Advocacia-Geral da União (AGU) analisar o tema.
Nesse sentido, o Advogado-Geral da União, Flávio José Roman, se manifestou pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.338/DF, sendo favorável, portanto, à exigência do nível superior para Técnico.
Relembrando o caso: a Lei 14.456/2022 alterou a exigência de escolaridade dos Técnicos Judiciários de nível médio para nível superior.
Por sua vez, o pedido de inconstitucionalidade foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela Associação Nacional dos Analistas do Judiciário e do MPU (ANAJUS), solicitando que a referida lei seja suspensa, pois, de acordo com especialistas, a lei teria sofrido vício de iniciativa, já que poderia ser proposta apenas pelo Superior Tribunal Federal (STF).
Veja trecho do parecer da AGU:
Clique aqui para conferir o documento, na íntegra! Veja, também, detalhes do parecer da Câmara, clicando aqui!
A expectativa é que o ministro Edson Fachin emita um parecer acerca do tema e a escolaridade dos técnicos judiciários possa, finalmente, ser definida.
Saiba mais detalhes sobre o caso, clicando aqui!
Antes de prosseguir, veja a oferta especial que o Direção Concursos preparou para você:
Caso a exigência do nível superior para a carreira de Técnico Judiciário siga em vigor, impactará diversos órgãos, cujos concursos deixarão de exigir o nível médio para a referida carreira. Este será o caso concurso TSE unificado, previsto para ter seu edital publicado em agosto de 2023, de acordo com o diretor-geral do TSE, Rui Moreira.
Além do próprio Tribunal Superior Eleitoral, até o momento, a maioria dos Tribunais Regionais Eleitorais já confirmaram participação no concurso público, confira a lista abaixo:
Veja outros exemplos de tribunais que terão concurso público impactado pela exigência do nível superior para Técnico:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.