Juliane Freitas • 02/09/2024
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025 foi enviado pelo Presidente da República ao Congresso Nacional e o documento contém importantes informações a respeito do orçamento previsto para concurso público e provimento de novos servidores no próximo ano!
De acordo com o PLOA 2025, 57.814 novos provimentos estão previstos para as esferas Executiva, Legislativa e Judiciária sendo esta última com 3.524 provimentos.
Confira a segmentação:
É importante explicar que os provimentos não significam, especificamente, que novos concursos serão realizados. O preenchimento de cargos pode ser realizado, também, em decorrência de nomeações de aprovados em certames já realizados, por exemplo.
Vale mencionar, ainda, que o concurso para a Justiça Eleitoral (TSE Unificado) já está em andamento, com provas previstas para o mês de dezembro. Além disso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) está com edital publicado e inscrições ainda abertas.
O quantitativo de 3.524 provimentos previstos para o Poder Judiciário Federal em 2025 foi distribuído da seguinte forma:
Outro ponto importante a ser observado é que, apesar do concurso STJ ofertar vagas apenas em cadastro reserva, o número de provimentos acima pode ser um indicativo da intenção do órgão em realizar as nomeações. Da mesma forma, o concurso TSE em andamento oferta 412 vagas imediatas e cadastro reserva. Com os números acima, a expectativa é que o órgão também convoque um grande quantitativo de aprovados em cadastro reserva.
Confira, detalhadamente, trecho do anexo V do PLOA 2025:
Interessado em editais de concurso público da Justiça Federal? Confira, abaixo, os editais abertos e previstos!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Está aberto o concurso para provimento de servidores no Superior Tribunal de Justiça, ofertando vagas em cadastro reserva para o cargo de Analista Judiciário, distribuídas entre as seguintes áreas de especialidade:
As inscrições poderão ser realizadas no site da banca Cebraspe até o dia 20 de setembro, mediante pagamento da taxa de participação no valor de R$ 120,00. As provas, por sua vez, devem ser realizadas em 1º de dezembro de 2024.
O salário inicial dos aprovados será de R$ 12.455,30. É importante destacar que todas as fases do concurso serão realizadas em Brasília/DF.
O concurso para o Superior Tribunal Militar deve ser realizado em breve! O ministro do STM e vice-presidente do órgão, José Coêlho Ferreira, confirmou que há grande possibilidade do concurso público para servidores ser realizado em 2024 e a expectativa é que os aprovados sejam nomeados em 2025.
“O Tribunal já decidiu que vai ter concurso para os 240 cargos abertos. Deve haver escalonamento, porque dependemos de recursos orçamentários e, possivelmente, os 240 cargos sejam divididos em 3 anos. Então, sim. Há possibilidade de realizar o concurso em 2024 e esperamos nomear em 2025”, destacou o ministro.
No fim de 2023 foi sancionada a Lei 14.741/2023, que criou os 240 cargos no âmbito do Tribunal Superior Militar. Confira a distribuição dos cargos efetivos:
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.