Karina Glória • 19/10/2022
Na iminência da publicação do edital para o concurso Receita Federal, muito se especula sobre quais serão os conteúdos cobrados nas provas.
Conforme adiantado pelo Direção Concursos, no contrato entre o órgão e a FGV, banca do certame, é apontado o número de questões e disciplinas que irão compor as avaliações:
Nesta matéria você encontra as apostas de especialistas para quais serão as matérias das avaliações para cargo de Auditor. Confira abaixo:
Confira nossos cursos para este concurso!
Para o professor Arthur Lima, aprovado nos cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário, o atual edital do concurso Receita Federal conta com 15 disciplinas:
Para se chegar ao número de 17 matérias cobradas, a aposta do professor é para Tecnologia da Informação e Civil, Penal, Empresarial
“Uma delas para mim é Tecnologia da Informação e a outra acredito que venha ali do Civil, Penal, Empresarial não sei se contadas como uma matéria ou um bloco só como em 2012.”, falou.
Por outro lado, o professor Mário Machado, que também já foi aprovado tanto para o cargo de Auditor Fiscal quanto para Analista Tributário, apresenta dois cenários de possibilidades para composição das provas.
No primeiro, que ele considera como mais provável, a estrutura de disciplinas do edital do concurso de 2012, seria replicada agora.
Isso significa dizer que algumas matérias seriam cobradas juntas, porém contabilizadas de forma separadas, como:
“Acredito que apesar da volta do curso de formação, serão mantidas (nas provas) Legislação Tributária, Comércio Internacional e Legislação Aduaneira.”, disse.
Já o cenário apontado pelo professor como menos provável, as 17 disciplinas vão considerar o grupo, como:
Caso seja essa a situação, ele mantém a aposta de que o edital deve vir nos moldes de 2012, além de apostar em Tecnologia da Informação e outras disciplinas.
“(Acredito em) até coisas que não são cobradas na Receita há um tempo como Economia, Finanças Públicas e, em termos de volume, se aproximaria até ao TCU”.
Ele ainda salienta que a cobrança de Tecnologia da Informação deve ser voltada mais para a parte de estatística.
“A Receita não deve cobrar TI como os fiscos estaduais e municipais vem cobrando. Mas análise de dados, parte mais voltada para estatística, como fez o TCU, aí acredito que pode ser cobrado”, frisou.
Para te auxiliar na análise das matérias, é importante conhecer a última prova do concurso Receita Federal, realizada no ano de 2014.
De acordo com edital, as disciplinas divididas entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, da seguinte forma:
De acordo com levantamento realizado, de forma exclusiva, pelo Direção Concursos, é possível encontrar a porcentagem do peso de cada uma das matérias cobradas:
No ano de 2012, penúltimo edital do concurso Receita Federal para o cargo de Auditor, as avaliações foram elaboradas em blocos:
As disciplinas cobradas foram as seguintes:
Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!
Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.
Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!
Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.