Torgan Magalhães • 16/11/2023
Durante o Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais (Conaf), foi solicitado o retorno da Escola de Administração Fazendária (ESAF), antiga banca do concurso Receita Federal para os futuros certames do órgão!
Quer saber tudo sobre a área fiscal? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Além dos altos salários, da atuação em diversos locais no país, a Receita federal possibilita crescimento na carreira! Faça parte da nossa turma dos feras, o grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão sobre o concurso da Receita Federal:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA TURMA DOS FERAS (RECEITA FEDERAL) NO TELEGRAM
A ESAF era a histórica banca organizadora do certame que, por conta de altos valores necessários para a construção de uma nova sede, foi extinta em 2019 e anexada à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Com isso, a Fundação Getúlio Vargas foi quem organizou o último concurso, realizado em 2022.
No entanto, o Sindifisco Nacional, sindicato que representa os Auditores-Fiscais da Receita, considera que a extinção foi um equívoco e, levantou a tese de retorno da ESAF. Durante o Congresso, 271 participantes foram a favor do retorno da Escola, 9 foram contra e 16 abstenções.
Com o alto número de votos a favor, o Sindifisco Nacional já deve se mobilizar pela pauta, para que a ESAF seja recriada e organize novamente o concurso Receita Federal.
Veja alguns detalhes do Congresso abaixo:
Retomado em outubro de 2023, o certame havia sido suspenso por conta de uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), que pretendia anular questões que supostamente extrapolavam o edital, além de uma nova correção das provas e, assim, a reclassificação dos candidatos.
O concurso Receita Federal teve seu edital publicado em 2022. Organizado pela FGV, foram ofertadas 699 vagas para os cargos de Auditor-Fiscal e Analista Tributário. Os salários iniciais eram de R$ 21.029,09 e R$ 11.684,39.
O certame, na época, foi dividido em duas etapas:
As provas objetivas e discursivas foram realizadas em todas capitais do Brasil e no Distrito Federal.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.