Foi publicada uma nova retificação do concurso SEDF (Secretaria de Educação do Distrito Federal). As mudanças foram divulgadas no Diário Oficial do DF do dia 30 de agosto de 2022.
A primeira alteração realizada incidiu sobre a nomenclatura do cargo que, anteriormente era conhecida como “Professor de Educação Básica – Música/Áudio e Gravação”. Agora o cargo passa ser denominado como “Professor de Educação Básica – Música/Processos Fonográficos”.
O cargo de “Professor de Educação Básica – Música/Documentação Digital” agora se chama “Professor de Educação Básica -Música/Documentação Musical”.
Outra alteração feita no edital incidiu sobre a parte de requisitos exigidos pelo edital do concurso SEDF. Veja:
Conforme publicado no edital, o certame oferta mais de 4 mil vagas para os seguintes cargos:
Professor de Educação Básica:
776 vagas imediatas
3.104 cadastro reserva
Pedagogo – Orientador Educacional
20 vagas imediatas
80 cadastro reserva
Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional
16 vagas imediatas
258 cadastro reserva
Cargos vagos SEDF
De acordo com os dados mais recentes apurados no Portal da Transparência, os cargos vagos das carreiras do próximo edital:
Analista de Gestão Educacional: 680 cargos vagos
Professor de Educação Básica: 12.447 cargos vagos
Pedagogo-Orientador: 125 cargos vagos
Atribuições
Segundo as leis que regem cada um dos cargos, são atribuições:
Professor de Educação Básica: realizar atividades de regência de classe nas modalidades, etapas e atendimentos, de acordo com habilitação específica e executar outras atividades de interesse da área;
Pedagogo-Orientador Educacional: Planejar, coordenar, implementar e avaliar o desenvolvimento de projetos pedagógicos/institucionais, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes; atuar em todas as etapas/modalidades da Educação Básica para atender as necessidades dos estudantes, acompanhando e avaliando os processes educacionais, viabilizar o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas, participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área;
Gestor: gestão, coordenação e execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento no âmbito de competência da Secretaria de Estado de Educação;
Requisitos concurso SEDF
Além disso, os requisitos básicos são:
Professor de Educação Básica: habilitação específica, obtida em curso superior com licenciatura plena ou bacharelado com complementação pedagógica, nas seguintes áreas de atuação: anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Especial, Educação Infantil, 1º, 2º e 3º segmentos da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Educação Profissional;
Pedagogo-Orientador Educacional: formação em curso superior em Pedagogia, desde que habilitado ou pós-graduado em Orientação Educacional, nas seguintes áreas de atuação: anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Especial, Educação Infantil, 1º, 2º e 3º segmentos da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Educação Profissional.
Gestor: Exigir-se-á, para o ingresso no cargo de Analista de gestão Educacional, diploma de curso superior ou habilitação legal equivalente, fornecido por instituição de ensino devidamente reconhecida pelo ministério da Educação, com formação nas áreas indicadas e, nos casos especificados no edital normativo do concurso, inscrição em Conselho de Classe.
Vale a pena reforçar que os cargos de Gestor Educacional são voltados para diversas especialidades que exigem formação específica.
Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional: R$ 4.223,76
O salário é composto por:
Remuneração + Gratificação de Atividade Pedagógica (GAPED), no caso de Professores e Pedagogos; e
Remuneração + Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC), no caso dos cargos de Gestor.
Provas concurso SEDF
Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
Prova objetiva;
Prova discursiva; e
Prova de títulos.
A prova objetiva será composta por 120 questões de CERTO ou ERRADO. Veja:
40 itens de conhecimentos básicos;
30 de conhecimentos complementares; e
50 de conhecimentos específicos, para os cargos de Professor de Educação Básica e Pedagogo – Orientador Educacional, da Carreira Magistério Público do Distrito Federal, e Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Carreira Assistência à Educação do Distrito Federal.
Será considerado eliminado da prova objetiva o candidato que:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na área de conhecimentos básicos;
b) obtiver nota inferior a 8,00 pontos na área de conhecimentos complementares;
c) obtiver nota inferior a 12,00 pontos na área de conhecimentos específicos;
d) obtiver nota inferior a 34,00 pontos na nota final da prova objetiva;
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nos seguintes dias:
9 de outubro: Pedagogo (turno da manhã) e Professor (turno da tarde); e
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos, em especial o concurso SEDF? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias.Clique aqui e participe!
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.