Saiu! A Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou nesta sexta-feira, 22 de setembro, o edital SEDF temporários. As vagas são para preenchimento de cadastro reserva de professores substitutos, com salário inicial de até R$ 4 mil. Confira!
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Os interessados deverão acessar o site da banca organizadora do certame, Iades, no período de 17 de outubro a 7 de novembro, para realizarem as inscrições. É importante ressaltar que a inscrição só será efetivada após o pagamento da taxa.
Para os candidatos as vagas do turno diurno, o valor é de R$ 52. Já os interessados nos cargos noturnos, o valor é de R$ 26.
Os pedidos de isenção poderão ser enviados entre os dias 3 e 6 de outubro, no site da banca.
Cargos e vagas
As vagas são para preenchimento de cadastro reserva de professores substitutos da SEEDF. Conforme o edital, as oportunidades são para o turno diurno, com carga horária de 40 horas semanais, e para o turno noturno, com carga horária de 20 horas semanais.
Os docentes aprovados no concurso SEDF poderão ser alocados em qualquer uma das seguintes Regiões Administrativas: Brazlândia; Ceilândia; Gama; Guará; Núcleo Bandeirante; Paranoá; Planaltina; Plano Piloto/Cruzeiro; Recanto das Emas; Samambaia; Santa Maria; São Sebastião; Sobradinho e/ou Taguatinga.
Conforme o edital, a remuneração do professor substituto será calculada proporcionalmente em razão do quantitativo de horas-aulas de efetivo exercício no mês, e tem como referência de cálculo o valor máximo do vencimento básico do padrão inicial da Carreira Magistério Público do Distrito Federal, no valor de R$ 4.941,71.
Acrescido a este valor, os servidores poderão receber, também, as seguintes gratificações:
Gratificação de Atividade Pedagógica (Gaped);
Gratificação de Atividade de Alfabetização (GAA);
Gratificação de Atividade de Ensino Especial (Gaee);
Gratificação de Atividade em Zona Rural (GAZR);
Gratificação de Atividade de Docência em Estabelecimento de Ensino Diferenciado (Gadeed); e
Gratificação de Atividade de Docência em Estabelecimento de Restrição e Privação de Liberdade (GADERL).
Provas
As provas objetivas, etapa de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas em 26 de novembro. A avaliação será composta por 120 questões de julgamento entre certo e errado. Confira a divisão questões no quadro abaixo:
Conteúdo Programático
Confira os principais assuntos que serão abordados nas provas objetivas:
Conhecimentos básicos
Língua Portuguesa e Redação Oficial.
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.
4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.
4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período.
5.1 Emprego das classes de palavras.
5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
5.4 Emprego dos sinais de pontuação.
5.5 Concordância verbal e nominal.
5.6 Regência verbal e nominal.
5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.
5.8 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.
6.1 Significação das palavras.
6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto.
6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.
6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
7 Figuras de linguagem.
Noções de direito administrativo:
1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios.
2 Organização administrativa do Estado.
3 Administração direta e indireta.
4 Poderes administrativos.
5 Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação.
6 Lei Complementar nº 840/2011 e suas alterações (Título I – Das Disposições Preliminares. Título V – Dos Deveres. Título VI – Do Regime Disciplinar. Título VII – Dos Processos de Apuração de Infração Disciplinar).
Conhecimentos acerca do distrito federal
Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.
Legislação
1 Constituição Federal de 1988 (Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto. 1.1.1 Seção I – Da Educação)
2 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações (Título I até Título IX).
3 Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Título I – Das Disposições Preliminares. Título II – Dos Direitos Fundamentais. Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. Título V – Do Conselho Tutelar.).
4 Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei Federal nº 13.146/2015 e suas alterações (Título II – Dos Direitos Fundamentais. Capítulo IV – Do Direito à Educação.).
5 Lei Orgânica do Distrito Federal (Título I – Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Título II – Da Organização do Distrito Federal. Título III – Da Organização dos Poderes. Capítulo IV do Título VI – Da Educação, da Cultura e do Desporto).
6 Resolução nº 2/2020 – CEDF.
7 II Plano Distrital de Política para Mulheres.
8 DECRETO nº 44.918/2023 (Regulamenta a Lei nº 5.806/2017 que dispõe sobre a valorização das mulheres e combate ao machismo no âmbito da SEEDF)
9 Plano Distrital de Educação (PDE 2015 – 2024)
10 Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024)
11 Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
12 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
13 Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos
14 Diretrizes de Avaliação Educacional: aprendizagem, institucional e em larga escala.
Temas educacionais e pedagógicos
1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico.
2 Currículo do proposto à prática.
3 Tecnologias da informação e comunicação na educação.
4 Educação para a diversidade, cidadania, educação em e para os direitos humanos e Educação a Distância.
5 Educação integral.
6 Educação do campo.
7 Educação de Jovens e Adultos.
8 Educação ambiental.
9 Fundamentos legais da Educação Especial/Inclusiva e o papel do professor.
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