Natália Pires • 10/12/2024
Está publicado o edital do concurso SME Recife (Secretaria Municipal de Recife)! São ofertadas 400 vagas para o cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE). O salário inicial é de R$1.904,23.
Em síntese, as principais informações são:
Confira, a seguir, mais detalhes desta oportunidade!
O concurso SME Recife oferta 400 vagas de nível médio para o cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE).
Confira, abaixo, a distribuição das vagas:
Os candidatos devem se atentar aos requisitos do cargo, são eles:
Aprovados farão jus ao salário inicial de R$1.904,23.
Será acrescida ao vencimento a gratificação de apoio ao desenvolvimento escolar especial, no percentual de 20% sobre o vencimento básico, nos termos do Art. 7º da Lei Municipal nº 19.060/2023.
A carga horária trabalhada é de 40 horas semanais.
Os interessados poderão se inscrever pelo site do Instituto AOCP, banca organizadora do certame, no período entre 10 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025. Para homologar a candidatura é necessário efetuar o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 70,00.
Vale destacar que a taxa deve ser paga até o dia 6 de janeiro de 2025.
Os candidatos serão avaliados por meio das etapas seguintes:
As Provas Objetiva e Discursiva serão aplicadas na cidade de Recife, Estado de Pernambuco, podendo ser aplicadas também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.
As Provas Objetiva e Discursiva serão aplicadas na data provável de 9 de fevereiro de 2025.
A Prova Objetiva será composta por 50 (cinquenta) questões distribuídas entre as áreas de conhecimento. Cada questão apresentará 5 (cinco) alternativas, com apenas 1 (uma) alternativa correta.
O candidato deverá obter 50% (cinquenta por cento) ou mais do total de pontos previstos na Prova Objetiva para não ser eliminado do concurso público, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no Edital.
Confira, abaixo, a estrutura das provas:
A Prova Discursiva será composta por 1 (uma) questão de Conhecimentos Específicos e será avaliada considerando-se os aspectos presentes na tabela a seguir:
O candidato disporá de, no mínimo, 15 (quinze) linhas, e no máximo, 20 (vinte) linhas para elaborar a resposta da questão da Prova Discursiva, sendo desconsiderado para efeito de avaliação qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão de 20 (vinte) linhas permitida para a elaboração de seu texto.
O candidato deverá obter 50% (cinquenta por cento) ou mais do total de pontos previstos na Prova Discursiva para não ser eliminado do concurso público, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no Edital.
Somente será corrigida a Prova Discursiva do candidato classificado na Prova Objetiva até o limite disposto na tabela a seguir:
A Prova de Títulos será de caráter classificatório. Somente serão analisados os títulos dos candidatos aprovados nas provas objetivas e discursiva.
A Prova de Títulos será avaliada numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, de acordo com a tabela a seguir:
Somente serão convocados a participar desta fase do certame os candidatos aprovados nas provas objetivas e discursiva.
O Exame Psicotécnico consistirá na utilização de testes psicológicos validados em nível nacional, aplicados coletivamente, que atendam às normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia, e escolhidos em função das atribuições/perfil adequados ao exercício do cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – AADEE.
O Exame Psicotécnico terá caráter unicamente eliminatório, e o candidato será considerado recomendado ou não recomendado para o desempenho eficiente das atividades do cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – AADEE, exclusivamente.
Os resultados finais serão obtidos por meio da análise técnica global de todo o material produzido pelo candidato, sendo observadas as orientações e parâmetros contidos nos manuais dos instrumentos técnicos utilizados nas avaliações.
Será considerado “não recomendado” o candidato que apresentar características restritivas ou impeditivas, e/ou não apresentar características que estejam de acordo com os requisitos psicológicos para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo
O conteúdo programático do concurso SME Recife será o seguinte:
Língua portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto; 2. Tipologia e gêneros textuais; 3. Figuras de linguagem ;4. Significação de palavras e expressões; 5. Relações de sinonímia e de antonímia; 6. Ortografia; 7. Acentuação gráfica; 8. Uso da crase; 9. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos; 10. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto; 11. Locuções verbais (perífrases verbais); 12. Funções do “que” e do “se”; 13. Formação de palavras; 14. Elementos de comunicação; 15. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação); 16. Concordância verbal e nominal; 17. Regência verbal e nominal; 18. Colocação pronominal; 19. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto; 20. Elementos de coesão; 21. Função textual dos vocábulos; 22. Variação linguística.
Raciocínio lógico e matemático: 1. Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; 2. Mínimo múltiplo comum, Máximo divisor comum; 3. Porcentagem; 4. Razão e proporção; 5. Regra de três simples ou composta; 6. Equações do 1º e 2º grau; Sistema de equações do 1º grau; 7. Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; 8. Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; 9. Tratamento da informação – média aritmética simples; 10. Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales; 11. Lógica de argumentação, preposições e equivalências lógicas.
Legislação Municipal: 1. Lei nº 18.147/2015 (Aprova o Plano Municipal de Educação); 2. Lei nº 18.769/2020 (Institui o Primeiro Plano Decenal para a Primeira Infância do Recife); 3. Decreto nº 35.798 de 11 de julho de 2022 (Aprova o Regimento Interno da Secretaria de Educação); 4. Lei Municipal Nº 14.728/85 – Estatuto Dos Funcionários Públicos Do Município Do Recife e suas alterações; 5. Lei Orgânica do Município do Recife; 6. Decreto n° 36.309 de 30 de janeiro de 2023 (Política Pública de Educação Especial Inclusiva para os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife).
Conhecimentos específicos: Educação: 1. Conhecimentos específicos: Políticas Públicas e Legislação da Educação Especial; 1.1. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 1.2. Constituição Federal de 1988, art. 5º (Dos Direitos e deveres Individuais e Coletivos), art. 205 a 214 (Da Educação); 1.3. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n° 8.069/1990 (arts. 1º ao 6º; 13, 15 a 18; 53 a 59; 131 a 135); 1.4. Lei Federal n° 12.764, de 27 de dezembro de 2012 – Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e altera o § 3º do art. 98 da Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990; 1.5. Lei Federal n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2. Fundamentos Teóricos: teorias sobre deficiência e inclusão; 2.1. História da Educação Especial e Inclusiva: marcos históricos, movimentos de inclusão e
desafios atuais; 2.2. Educação e Diversidade: multiculturalismo e interculturalidade; 2.3. Teorias do desenvolvimento e neurodiversidade; 2.4. Educação socioemocional. Noções Básicas de Primeiros Socorros: 1. Introdução aos Primeiros Socorros; 1.1. Abordagem inicial da vítima, avaliação do nível de consciência, avaliação da cena e pedido de ajuda 1.2. Procedimentos para Assistência Segura e Eficiente a Alunos com Deficiência; 2. Situações Comuns e Procedimentos de Intervenção; 2.1. Controle e Intervenção em Caso de Hemorragias; 2.2. Abordagem em Situações de Perda de Consciência: Crises convulsivas, tontura e desmaio; 2.3. Procedimentos nas emergências por obstrução das vias aéreas 2.4. Lei 13722/18; 2.5. Primeiros Socorros para Queimaduras e Lesões Cutâneas; 3. Cuidados Especiais com Alunos com Deficiência; 3.1. Assistência a Alunos com Dificuldades de Locomoção (Uso de Cadeira de Rodas); 3.2. Cuidados Alimentares para Alunos com Risco de Engasgamento. 4. Condutas de primeiros socorros frente às lesões traumato-ortopédicas (entorse, luxação, contusão e fratura). 5. Suporte básico de vida: ressuscitação cardiopulmonar.
As referências bibliográficas podem ser conferidas no edital!
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Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
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