Lucas Ramos • 25/09/2024
O edital do concurso TCE PI (Tribunal de Contas do Estado do Piauí) foi publicado! O certame, organizado pela FGV, ofertará 12 vagas para Auditor de Controle Externo, nas áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia e área comum. Confira as principais informações, a seguir:
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
O certame oferta 12 vagas imediatas para os cargos de Auditor de Controle Externo, além de formação de cadastro reserva, Confira abaxo a distribuição das vagas:
Além das 12 vagas imediatas, também serão ofertadas oportunidades para formação de cadastro reserva, que será 5 vezes a quantidades de vagas previstas. Ou seja, serão ofertadas 60 oportunidades para cadastro reserva.
Também será concedida a reserva de vagas de 15% para pessoas com deficiência e de 25% para pessoas pretas e pardas.
Os candidatos do concurso TCE PI devem conter os seguintes requisitos específicos:
Os interessados poderão se inscrever no site da FGV, banca organizadora do certame, entre os dias 19 de agosto e 17 de outubro de 2024. A taxa de inscrição possui os seguintes valores:
As taxas poderão ser pagas até 20 de setembro de 2024.
O edital do concurso TCE PI (Tribunal de Contas do Estado do Piauí) oferta um salário inicial de até R$ 17.642,47, além dos seguintes benefícios:
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada na cidade de Teresina/PI, para todas as especialidades, no dia 12 de janeiro de 2025.
A prova objetiva será composta por 100 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos, 35 de conhecimentos específicos e 35 de conhecimentos especializados.
Veja, abaixo, a distribuição das disciplinas de cada um dos cargos:
A Prova Discursiva para as áreas de Engenharia e Comum será constituída por 1 parecer técnico a ser respondido em, no máximo, 90 linhas, e 2 questões discursivas, a serem respondidas em, no máximo, 20 linhas, tendo por objeto conhecimentos específicos e especializados.
Já a prova discursiva para a área de Tecnologia da Informação, de caráter eliminatório e classificatório, será constituída por 1 parecer técnico a ser respondido em, no máximo, 90 linhas, e 2 questões discursivas, a serem respondidas em, no máximo, 20 linhas, tendo por objeto apenas conhecimentos especializados.
Língua Portuguesa: Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Emprego do sinal indicativo de crase. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Morfossintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Discurso direto, indireto e indireto livre. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Os modos de organização discursiva: a descrição, a narração, a exposição informativa e a exposição argumentativa. A linguagem e a lógica. As estruturas linguísticas no processo de construção de mensagens adequadas. A pragmática na linguagem: o significado contextual.
Língua Inglesa: Estratégias de leitura em língua inglesa: compreensão de tipos textuais diversos; reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência e predição; reconhecimento de organização semântica e discursiva; uso de palavras mais frequentes, sinonímia e antonímia; coerência e coesão; funções retóricas; percepção de metáfora e metonímia. Aspectos sintáticos e gramaticais relevantes à compreensão de texto: artigos definidos e indefinidos; tempos e modos verbais; uso de preposições, conjunções e pronomes e modais; comparação; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; expressões idiomáticas; relações de subordinação e coordenação; voz passiva, discurso direto e indireto.
Legislação Aplicável ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí: Constituição do Estado do Piauí. Lei Orgânica do TCE/PI – Lei estadual nº 5.888, de 19 de agosto de 2009, e suas alterações. Regimento Interno do TCE/PI. Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Lei Complementar Estadual nº 13, de 3 de janeiro de 1994, e suas alterações). Legislação Previdenciária do Estado do Piauí. Código de Ética dos Servidores do TCE/PI (Resolução TCE/PI nº 39, de 15 de dezembro de 2022).
Veja aqui o conteúdo programático completo!
É hora de você alcançar o sonho da sua independência financeira por meio do concurso público! Aproveite os valores da Semana do Brasil e acesse um material completo.
E muito mais! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:
Lucas Ramos
Estagiário do time de jornalismo do Direção Concursos. Graduando em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.