Lorena Rodrigues • 28/12/2022
Devido ao grau de complexidade da prova do concurso TCU (Tribunal de Contas da União), muitos estudantes se sentem inseguros em relação ao preparo e à rotina de estudos para o certame.
São diversas perguntas sobre tempo de estudo que é necessário, quais técnicas de estudo utilizar e como usar o material de preparação.
Para responder a essas e outras perguntas, a equipe de jornalismo do Direção Concursos preparou uma levantamento exclusivo, realizado de forma individual e anônima, com 50 alunos aprovados no último concurso TCU!
Portanto, se você está pensando em iniciar os seus estudos para um dos certames de maior referência nacional, este material pode te ajudar a alcançar a sua aprovação!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Se você é daqueles que acreditam que a idade pode ser um empecilho para alcançar a sua aprovação, o Direção Concursos está aqui para provar o contrário!
Dos 50 entrevistados aprovados no concurso TCU, as idades dominantes são de 31 e 32 anos, contabilizando seis aprovados em ambas. Já em segundo lugar, a idade mais recorrente é de 30 anos, com cinco aprovações.
No entanto, analisando o gráfico abaixo, é possível notar uma disparidade referente a idade dos aprovados. Dos 50 concursados, um foi aprovado aos 23 anos, já o outro, aos 51.
Veja no gráfico:
Nós entrevistamos o aprovado mais novo e o mais velho, ambos alunos do Direção:
No questionário, também foram feitas perguntas relacionadas à rotina de estudo dos candidatos. De acordo com as respostas, 40 estudantes precisaram conciliar a preparação do certame com o trabalho ou faculdade. Somente 10 focaram apenas nos estudos para o concurso.
Além disso, vale lembrar que 82% (41 aprovados) também conciliaram os estudos com o tempo em família durante a preparação. Confira os dados:
A média de anos que os concurseiros se prepararam para a prova do TCU é de 2 anos e meio. Ao analisar os dados abaixo é possível observar que grande parte aprovados estudaram de 2 a 3 anos para este concurso em específico. Veja:
Aqui também pode-se observar uma disparidade entre os dados apresentados. De acordo com o levantamento, dois alunos registraram seis meses de estudo, enquanto cinco registraram 6 anos ou mais de preparação.
Já partindo para a análise do tempo de estudo diário, a média de horas líquidas em uma rotina normal foi de 5,5 horas. A maior parte respondeu que estudava de 4 a 6 horas por dia, durante toda a semana. Confira:
O item “queridinho” de estudo dos candidatos foi o PDF do Direção. No levantamento, 68% dos alunos aprovados declararam ter preferência em utilizar este material como principal método de estudo.
Já em segundo lugar, a Resolução de Questões foi a técnica mais utilizada pelos aprovados. Vale lembrar que neste caso, foi possível marcar mais de uma opção de resposta.
Veja os dados:
Em segundo lugar, 18% dos concurseiros relataram que a resolução de questões foi a técnica mais utilizada durante os estudos para o concurso TCU.
A resolução de questões é uma ferramenta de estudo que consiste em colocar em prática o conteúdo que o estudante está vendo no momento. Essa clássica forma de revisão, parece simples, mas é um excelente exercício para conhecer melhor a banca organizadora, além de memorizar conteúdos.
No levantamento, alguns aprovados também relataram que utilizam essa técnica juntamente com o método do caderno de erros para avaliarem o seu desempenho.
Já em relação as videoaulas, 8% dos aprovados declararam ter preferência em utilizar essa técnica como a principal.
Segundo os aprovados, as aulas ajudam a fixar o conteúdo de uma forma mais intuitiva, além da possibilidade de estudar realizando outras atividades diárias.
Na pesquisa também foi realizado um questionário para saber qual material de estudo do Direção Concursos foi mais utilizado pelos estudantes. A Assinatura Ilimitada Anual foi o item mais selecionado, contabilizando 80% dos aprovados.
Em segundo lugar, o programa otimizador de estudos exclusivo do Direção, Turma dos Feras, foi o mais utilizado pelos concurseiros.
Veja no gráfico:
Outras técnicas de estudo também foram citadas, são elas:
Ainda no levantamento, foram feitas algumas perguntas para saber quais disciplinas os aprovados tiveram mais dificuldade durante os estudos. As matérias Análise de Dados e Economia foram as mais citadas!
Em relação aos professores do Direção Concursos, diversos nomes foram ressaltados pelos aprovados, no entanto alguns foram destacados, são eles:
O órgão de controle externo do governo federal é responsável por auxiliar o Congresso Nacional a acompanhar a execução orçamentária e financeira do país, além de contribuir com o aprimoramento da Administração Pública em benefício da sociedade.
É responsabilidade do Tribunal, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.
Os aprovados no concurso TCU, Auditores e Técnicos, possuem uma jornada semanal de 35 horas, além de banco de horas e controle de frequência eletrônico.
Ainda não há previsão concreta de um novo concurso TCU. O órgão deve aproveitar ao máximo a lista atual de aprovados. Porém, sabe-se que é um certame bastante concorrido. Por isso, a preparação antecipada pode ser um diferencial.
Para estudar com o material que ajudou na aprovação de diversas pessoas no concurso TCU 2022, clique no botão abaixo:
Vale citar quer o material será atualizado até o dia da próxima prova!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.