Juliane Freitas • 02/01/2024
A realização de um novo concurso TCU (Tribunal de Contas da União) é aguardada em 2024 e o presidente do órgão comentou a respeito da maior participação das mulheres no Poder Judiciário, além da criação de banca para aplicação da lei de cotas.
Isso porque o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou duas resoluções que visam ampliar a participação de mulheres no Poder Judiciário, além de uma aplicação mais efetiva das cotas raciais.
Uma das resoluções determina que os Tribunais destinem, no mínimo, 50% das vagas de mulheres, valendo para juízes como auxiliares, cargos de chefia, assessoramento e direção (quando forem de livre indicação), para contratação de estagiários e empresas prestadoras de serviços terceirizados.
Nesse contexto, o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, se manifestou informando que o órgão já possui banca examinadora com paridade de gênero desde 2021. O dirigente destacou o alto número de mulheres aprovadas no último certame, realizado em 2021.
Além disso, Bruno Dantas ainda mencionou que a existência de cota racial na banca “trará olhar mais diverso às questões do concurso para auditor federal de controle externo”.
Vale lembrar que a realização de um novo concurso TCU para auditores é um dos objetivos centrais de sua gestão, que vai até o final de 2024. Para que o certame possa ser realizado, o órgão pretende convocar todos os aprovados em cadastro reserva da última seleção.
Confira o que disse o presidente do TCU, por meio de suas redes sociais:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O certame mais recente para provimento de servidores no Tribunal de Contas da União aconteceu no ano de 2021 e foi organizado pela banca Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na ocasião, foram disponibilizadas 20 vagas imediatas e cadastro reserva para o cargo de Auditor de Controle Externo.
Para ingressar na carreira foi cobrada formação de nível superio rem qualquer área. O salário inicial do aprovado é de R$ 21,9 mil.
Como forma de avaliação, os candidatos foram submetidos à provas objetivas e discursivas. Foram cobrados conhecimentos nas seguintes áreas:
De acordo com o setor de Orçamento da Corte, a realização de um novo certame está nos planos para ocorrer no ano de 2024. Mas antes disso, os aprovados no certame de 2021 serão convocados, afim de zerar a lista de cadastro reserva antes de um novo edital ser anunciado.
Vale recordar que o presidente do órgão, Bruno Dantas, confirmou que a publicação de um novo edital é o objetivo central de sua gestão, que vai até o fim de 2024.
O Direito Constitucional está presente em quase 90% dos concursos públicos, e saber esse conteúdo é imprescindível para qualquer concurseiro. Então, o Direção Concursos junto com a professora Nathália Masson, preparou 25 questões de Direito Constitucional com correção em vídeo para você ficar ainda mais confiante no seu preparo para concursos!
Um material gratuito para você testar os seus conhecimentos e gabaritar direito constitucional na sua próxima prova!
Comece agora acessando o material gratuito:
Baixe aqui seu eBook de Questões
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.