Juliane Freitas • 17/09/2022
Um novo concurso TCU (Tribunal de Contas da União) poderá ser realizado em 2023, de acordo com o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas.
O anúncio foi feito durante entrevista em podcast do Correio Braziliense, em que o ministro Bruno Dantas explicou a intenção de realizar, no próximo ano, 150 nomeações de aprovados no último certame. Este número de autorizações está previsto no Projeto da Lei Orçamentária Anual de 2023. Veja mais detalhes aqui!
Ademais, o presidente do TCU informou que, assim que se esgotarem os aprovados no último certame, um novo certame será realizado. Segundo o ministro, a expectativa é dar posse ao máximo de aprovados já em seu primeiro ano de gestão, pois o deficit de auditores no órgão chega a 400 servidores.
“Assim que se esgotar esse, nós queremos fazer outro. Espero, na minha gestão de presidente do TCU, dar posse ao máximo que nós conseguirmos. Nós temos uma lacuna de mais 400 auditores e esses 150 não vai dar para nada. Então quero empossar esses 150 e abrir outro concursos no meu primeiro ano da minha gestão”, explica Bruno Dantas.
É importante mencionar que o concurso realizado em 2021 ofertou 20 vagas imediatas, além de oportunidades para formação de cadastro reserva, para o cargo de Auditor de Controle Externo. Este certame tem validade por dois anos a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
Portanto, vale destacar, que para realizar um novo concurso TCU em 2023, será necessário, antes, zerar o cadastro reserva do certame com o prazo de validade vigente, que teve resultado final divulgado pela banca FGV em 2022.
Confira, a seguir, o pronunciamento do ministro Bruno Dantas:
O concurso TCU mais recente teve seu edital publicado em 2021 e ofertou, ao todo, 20 vagas imediatas, além de oportunidades para formação de cadastro reserva oo cargo de Auditor de Controle Externo.
Como requisito para a investidura no cargo, foi exigido o nível superior de formação ou habilitação equivalente em qualquer área de formação, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Conforme dados divulgados pela banca Fundação Getúlio Vargas (FGV), o certame registrou 19.932 inscrições, ou seja, uma demanda de 966,60 candidatos por vaga.
Em relação às remunerações, os aprovados farão jus a salários iniciais que chegam ao valor de R$ 21,9 mil. As provas discursivas foram aplicadas no dia 22 de maio de 2022.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.