Natália Pires • 21/11/2024
O último concurso TJ PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) segue vigente até fevereiro de 2025, porém, proposta do Tribunal sugere a transformação de cargos efetivos por cargos comissionados!
A Associação Nacional dos Técnicos Judiciários Estaduais (ANATEJE) e a Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco (ASPJ PE) publicaram nota de repúdio à proposta do TJ PE conforme delineado no Projeto de Resolução n° 34/2024, onde é sugerida a extinção de 65 cargos de Técnico Judiciário e 7 de Analista Judiciário do Apoio Especializado, propondo a substituição de cargos efetivos por cargos comissionados.
De acordo com a nota, a flexibilização da convocação de cargos comissionados abre as portas para um retrocesso sem precedentes ao serviço público.
“Os Técnicos Judiciários são essenciais ao sistema de Justiça nas 27 unidades federativas do país e desempenham um papel fundamental garantindo estabilidade e imparcialidade no serviço público. A tentativa de substituição de Cargos Efetivos por comissionados pode abrir brechas para práticas que comprometam a transparência e a eficiência das atividades Judiciais. A possibilidade de extinção desse cargo, que totaliza mais de 50 mil vagas providas no Brasil, compromete o suporte necessário e a capacidade operacional dos Tribunais, afetando diretamente a prestação de serviços à sociedade”, diz a nota.
O último edital do concurso TJ PE segue vigente até fevereiro de 2025! Além disso, vale lembrar que um novo certame para o Tribunal foi autorizado no final de julho e já possui comissão organizadora formada.
Confira a nota de repúdio na íntegra!
O novo edital do concurso TJ PE foi autorizado no dia 29 de julho, durante sessão extraordinária do órgão. Na ocasião, o presidente do órgão, desembargador Ricardo Paes Barreto, propôs a abertura de um novo certame para formação de cadastro reserva para servidores.
A votação ocorreu e, de forma unânime, foi-se aprovada a realização do novo concurso. Além disso, foi instituída a comissão organizadora do certame.
O grupo será responsável pela participação no planejamento, coordenação, supervisão e acompanhar as atividades inerentes ao certame em todas as suas fases.
O último edital do concurso TJ PE foi publicado em 2017. Organizado pelo IBFC, o certame ofertou 109 vagas para Analista Judiciário, Técnico judiciário e Oficial de Justiça. O salário inicial foi de até R$ 5.502,12.
Confira, abaixo, a distribuição das vagas:
Os candidatos foram avaliados por meio das etapas seguintes:
As provas objetivas foram compostas por 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
Para os cargos/funções de Oficial de Justiça – OPJ, Analista Judiciário – APJ/Funções: Judiciária e Administrativa e Técnico Judiciário – TPJ/Funções: Judiciária e Administrativa, a Prova Discursiva teve valor máximo de 50 (cinquenta) pontos e constituiu-se de 1 (uma) Redação, cujo tema será fornecido no momento da prova, observando os critérios de correção estabelecidos na tabela abaixo:
Para os cargos/funções de Técnico Judiciário – TPJ/Funções Apoio Especializado: Programador de Computador e Suporte Técnico, Analista Judiciário – APJ/Funções Apoio Especializado: Analista de Sistemas e Analista de Suporte a Prova Discursiva teve valor máximo de 50 (cinquenta) pontos e constituiu-se de 1 (uma) questão Discursiva sobre o conteúdo específico, observando os critérios de correção estabelecidos na tabela abaixo:
Para os cargos/funções de Analista Judiciário – APJ/Funções – Apoio Especializado: Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo e Contador a Prova Discursiva teve valor máximo de 50 (cinquenta) pontos e constituiu-se de 1 (uma) questão de Estudo de Caso sobre o conteúdo específico, observando os critérios de correção estabelecidos na tabela abaixo:
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!
Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.
E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.