Mateus Melis • 09/11/2021
Após ser retirado de pauta no último dia 26, o novo Plano de Cargos e Carreiras (PCCS) dos servidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (concurso TJ RS) foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O projeto agora segue para sanção do governador do estado, Eduardo Leite.
Entre as mudanças importantes há a criação dos seguintes cargos:
A distribuição de carreiras por cada classe, de acordo com o PCCS, ficou da seguinte forma:
Além da mudança de escolaridade de nível médio para a exigência em nível superior em Direito, anteprojeto traz alterações na remuneração. Confira:
O texto prevê, também, a incorporação da gratificação de risco de vida ao vencimento básico, aumento do auxílio-condução, prevendo reajusta já a partir de janeiro. Veja maiores detalhes!
Importante ressaltar que o desembargador do TJ RS, Eduardo Uhlein, explicou ao Direção Concursos, em janeiro de 2021, que mudança de escolaridade só afetará o próximo concurso público dependendo da celeridade da aprovação do projeto. Veja aqui!
Quer saber tudo sobre a área de tribunais? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para os concursos dos tribunais:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DOS TRIBUNAIS NO TELEGRAM
Vale a pena ressaltar que no início do ano o contrato com a banca organizadora do concurso TJ RS para o carga da Analista foi suspenso. O certame ia trazer vagas para Engenheiro Civil, Desenhista e Técnico em Informática.
Com o PCCS, os cargos de Engenheiro Civil e Técnico em Informática foram reaproveitados para as áreas de Técnico do Poder Judiciário (Apoio Especializado) e Analista de Tecnologia da Informação. Já o cargo de Desenhista foi extinto.
Na reunião com a ABOJERIS (realizada em 14 de outubro), a corregedora-geral da justiça, Desembargadora Vanderlei Tremeia Kubiak, repassou a informação de que um novo concurso para o cargo de Oficial poderia acontecer, dependendo somente da aprovação da ACCS na Assembleia.
De acordo com a Desembargadora, um novo edital do concurso TJ RS para o cargo de Oficial pode ser lançado ainda em 2021, com provas em 2022. O mesmo vale para o certame para provimento de vagas da carreira de Analista.
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.