Juliane Freitas • 13/06/2024
As inscrições para o concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) já estão abertas e os concurseiros têm excelentes motivos para não deixarem de aproveitar esta oportunidade!
Pensando nisso, o Direção Concursos reuniu as principais vantagens de se preparar para o certame, que representa uma das melhores oportunidades de nível médio oferecidas em 2024.
Confira, a seguir!
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O CONCURSO TJ SP!
O concurso TJ SP oferta 572 vagas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário, um número bastante expressivo e superior ao que foi oferecido no edital de 2023, que abriu 400 vagas.
Aa oportunidades são para a Comarca de São Paulo – Capital (1ª Região Administrativa Judiciária) e para as Circunscrições Judiciárias que compõem a 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Regiões Administrativas Judiciárias.
Outra excelente vantagem é que os concursos públicos para tribunais, tradicionalmente, costumam nomear uma quantidade de aprovados muito superior ao número de vagas imediatas anunciadas. A demanda por novas convocações é tão grande que, em muitos casos, a lista de aprovados nos certame chega a ser completamente chamada.
A título de exemplo, é possível citar as nomeações de aprovados no último concurso TJ SP para Escrevente, realizado em 2021. O certame ofertou 845 vagas e nomeou o total de 2.043 aprovados.
Já o STJ (Superior Tribunal de Justiça), ofertou apenas 5 vagas em seu concurso de 2018, mas o número total de convocados durante a validade do certame foi de 1.087 aprovados.
É importante mencionar que, em maio de 2024, o TJ SP confirmou ao Direção Concursos que, atualmente, existem 2.432 cargos vagos para Escrevente Técnico Judiciário.
Como requisito específico de formação, o cargo de Escrevente Técnico Judiciário exige apenas formação completa de nível médio. Outro fator positivo é que o requisito deve ser comprovado até a data da posse, o que permite que candidatos que ainda estão concluindo o nível médio participem do certame.
Vale destacar que o candidato também deve ter 18 anos de idade completos até a data da posse.
Os aprovados no concurso TJ SP receberão salário inicial no valor de R$ 6.043,54. Além disso, os servidores do tribunal ainda fazem jus a diversos benefícios, tais como:
Dessa forma, considerando os benefícios acima, o salário real de um Escrevente no início da carreira pode chegar a até R$ 8.849,54.
Alguns adicionais ainda podem ser acrescidos à remuneração do servidor. Veja:
Em relação à jornada de trabalho, o servidor precisará cumprir 40 horas semanais.
O trabalho em home office é uma realidade no Tribunal de Justiça de São Paulo que tem atraído a atenção de muitos concurseiros. Em contato com o Direção Concursos, o TJ SP informou que, atualmente, existem 18.098 servidores autorizados a realizar teletrabalho.
Além disso, 448 pessoas podem seguir o modelo de trabalho remoto por serem servidores com deficiência, necessidades especiais ou doença grave ou que tenham filhos ou dependentes legais nas mesmas condições.
As avaliações do concurso TJ SP serão aplicadas no dia 8 de setembro de 2024, o que significa um total de 109 dias até a prova.
Assim, os candidatos terão mais de 3 meses de preparação pós-edital. Este é um excelente tempo para se preparar, considerando que, em grande parte dos concursos públicos, o intervalo entre o edital e a prova é de, aproximadamente, 60 dias.
A prova objetiva do concurso TJ SP será composta por 100 questões, distribuídas em 3 blocos:
O conteúdo programático constante no edital é relativamente pequeno, um fator positivo para quem iniciou os estudos após a abertura do certame.
Está de olho no edital do concurso TJSP Escrevente? 👀
Então, não deixe de conferir o edital verticalizado feito especialmente para você! Nele, você confere todo o conteúdo programático para começar a organizar seus estudos agora!
Para ter acesso e turbinar seus estudos, basta clicar no botão abaixo e adquirir o seu material gratuito!
QUERO O MEU EDITAL VERTICALIZADO ESCRENTE TJSP!
Por fim, vale destacar que os candidatos do concurso TJ SP serão avaliados através da realização de apenas duas etapas:
Esta é uma vantagem para os concurseiros que se sentem inseguros diante da necessiade de produzir uma redação ou responder questões discursivas durante o tempo de avaliação, já que a etapa discursiva é capaz de diminuir consideravelmente a nota de grande parte dos candidatos, sendo decisiva para aprovação no certame.
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.