Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TJ SP: prazo de validade foi RENOVADO

Concurso TJ SP: prazo de validade foi RENOVADO

Uma notícia ótima para alguns e nem tanta para outros. O concurso TJ SP, que teve provas em meados de 2017, teve seu prazo de validade PRORROGADO por mais um ano.

A decisão, a qual teve publicação na quinta-feira dia 15 de agosto (2019), informa que o concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo, homologado em dezembro de 2017, terá mais um ano para nomear os mais de 2,5 mil candidatos aprovados remanescentes.

O edital previa provimento de 590 vagas imediatas, das quais restam, ainda, 14. Mas o documento que rege o concurso também indicava que também poderiam ser providos os cargos vagos que vierem a ser criadas no decorrer da validade do concurso.

Alto déficit no órgão “prevê” novo concurso

A Secretaria de Gestão de Pessoas do TJ SP indica que ainda há 3.825 cargos no órgão, os quais não serão supridos pelos candidatos habilitados no último concurso, mesmo com a renovação da vigência da seleção.

É de conhecimento publico e notório que o Tribunal de Justiça de São Paulo, que hoje possui a maior demanda judiciária da América Latina, costuma “zerar” sua lista de aprovados, desse modo, deve-se aguardar o que vai acontecer neste próximo ano.

Decisão da Secretaria do Tesouro Nacional

Foram suspensas, pela presidência do TJ SP, novas nomeações no órgão, mesmo com o alto pedido de aposentadorias e exonerações.

A medida foi determinada após a decisão da Secretaria do Tesouro Nacional, a qual alterou a base de cálculo da receita corrente líquida dos Estados.

Com o novo cálculo, a Corte da justiça paulista foi obrigada a não mais prover cargos, para evitar, assim, ultrapassar o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Palavras do presidente

O presidente do TJ SP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, escreveu em sua decisão:

“Assim, diante da inviabilidade de provimento dos cargos vagos na pendência do impedimento ocasional acima relatado, de rigor a prorrogação do prazo de validade do concurso por mais um ano”

“Trata-se de medida razoável e proporcional diante da excepcionalidade da circunstância determinante de sua adoção necessária considerando a morosidade da soluçSão alternativa de abertura de novo concurso público, tudo a evidenciar a convergência com o interesse público”

Concursos de tribunais “bombam” em 2019

Para aqueles que estão estudando para o TJ SP e tomaram, com esta notícia, um banho de água fria, uma boa notícia: não são poucos os tribunais no país que estão publicando ou prestes a publicar edital.

Em São paulo, por exemplo, está na “ponta do laço” o lançamento do melhor concurso do ano: o TRF 3!

Serão, possivelmente, providos muitas vagas ao longo de sua vigência, que, normalmente, dura quatro (4) anos.

Tribunais de Justiça com inscrições abertas

Mas não é só TRF 3. Muitos tribunais de justiça estão com editais já publicados: TJ CE, TJ MA, TJ PR e TJ AM são bons exemplos disso. O TJ PR, no caso, não tem inscrições abertas, pois seu edital já está lançado desde 2017.

Tribunais de Justiça prestes a lançarem edital

Além dos citados acima, outros tribunais de justiça no país estão prestes a publicar seus editais. São eles:

  • TJ MG;
  • TJ RS;
  • TJ RJ.

No Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, aliás, a Vunesp deve ser a banca escolhida em breve, já que a empresa foi escolhida como organizadora do certame para magistratura.

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.