João Carlos Silva • 18/07/2024
Novo concurso TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) só será publicado após a homologação e nomeação dos aprovados na seleção de 2022.
As informações são de Felipe Rodrigues, diretor de assuntos jurídicos do Sinjus (Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais).
Em entrevista ao Direção Concursos, Rodrigues cita que foram esgotados todos os processos burocráticos que impedem o início do novo concurso, mas o Tribunal alega dificuldades orçamentárias.
“Nesse edital (de 2022), tivemos vagas para Oficial Judiciário —especialidade Oficial de Justiça Avaliador— e Analista Judiciário em várias especialidades. Agora, nós temos um edital para ser lançado, de Oficial Judiciário com especialidade também em Oficial Judiciário, aquele servidor de ensino médio que trabalha nos cartórios e secretarias. Também os Comissários de Infância e Juventude, que ficam nos juizados.” sublinha o diretor.
A empresa MS Concursos foi definida como banca organizadora. A realização da nova seleção foi assunto de reunião entre o novo presidente do órgão e sindicalistas no início do mês.
Assista a entrevista completa
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
O sindicalista ainda defende a preservação de cargos efetivos, que foram impactados pela espera do novo edital. Segundo Felipe, o número de terceirizados cresceu enquanto a quantidade de servidores efetivos caiu.
“Durante esse impasse, houve uma expansão de trabalhadores terceirizados que ficam nas unidades judiciárias. Se esses terceirizados fazem serviços de servidor, seria uma terceirização ilegal”, ele avalia.
Para contornar o problema, o diretor sindical explica que o Sinjus defende a preservação das vagas efetivas, como forma de combater a tomada dos serviços por terceirizados e estagiários. Evitar esse avanço é uma forma de manter a “moralidade administrativa” do Tribunal, sublinha o entrevistado.
O Direção Concursos obteve acesso ao projeto básico do concurso TJMG, que traz diversas informações sobre o novo edital para o Tribunal.
Segundo o documento, as provas poderão ser compostas por 80 questões com 5 alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma resposta correta.
Veja qual foi a estrutura sugerida:
A expectativa é que aproximadamente, 137.500 candidatos estejam inscritos para concorrer aos cargos ofertados. Além disso, a taxa de inscrição será de R$ 90,00.
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
João Carlos Silva
Graduando em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Cobre as principais notícias sobre concursos públicos no blog Direção Concursos e no perfil de Instagram @direcaoconcursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.