Karina Glória • 13/03/2023
Boa notícia aos concurseiros que aguardam o concurso TRE MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais): o certame poderá ser realizado em breve. O órgão confirmou o interesse em participar do edital unificado que será publicado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O concurso unificado acontecerá através da publicação de um único edital para atender as necessidades de diversos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) por todo o país. A expectativa é que o certame seja realizado em 2023.
Em contato com o jornalista Victor Gammaro, o órgão confirmou a intenção de participar da seleção unificada do TSE, porém, ressaltou não haver, até o momento, informações concretas a respeito dos cargos que seriam ofertados ou do quantitativo de vagas do edital.
Confira, a seguir, a resposta do TRE MG ao Direção Concursos:
Vale lembrar que, recentemente, o diretor-geral do TSE enviou Ofício a todos os TREs do país solicitando que os mesmos informassem sobre a quantidade de vagas e cargos que teriam disponíveis para o edital de 2023. A medida faz parte do planejamento para a viabilização da escolha da banca organizadora do certame. Veja detalhes aqui!
O concurso TSE unificado acontecerá por meio de um único edital publicado, que ofertará vagas em diversos Tribunais Eleitorais pelo país. O edital unificado já teve os trâmites de realização iniciados e a expectativa é que a seleção seja realizada no ano de 2023.
Até o momento, os TRS que demonstraram interesse em edital unificado foram os seguintes:
Após ser sancionada a Lei nº 14.523/2023, que reajusta o valor do vencimento básico das carreiras de Técnico e Analista Judiciário, os salários passam a ser os seguintes:
Técnico Judiciário
Analista Judiciário
O edital mais recente foi publicado em 2014 e foi organizado pela banca Consuplan. Ao todo, o certame ofertou 19 vagas e Cadastro de Reserva para diferentes especialidades do cargo de Técnico Judiciário.
As vagas foram segmentadas da seguinte forma:
Os candidatos foram avaliados por meio da realização de provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de prova discursiva, composta por duas questões.
Todas as especialidades exigiram nível médio de escolaridade. Exceto o cargo de Técnico Judiciário Administrativo, todos exigiram curso técnico completo na especialidade determinada.
Já de forma específica, os requisitos cobrados foram:
TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA: ADMINISTRATIVA
TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA: ADMINISTRATIVA – ESPECIALIDADE: CONTABILIDADE
TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: EDIFICAÇÕES
TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS
De forma geral, a nota de corte é a pontuação obtida pelo último aprovado que segue para as etapas posteriores do certame.
É a quantidade mínima de acertos para continuar na luta por uma vaga. A nomeação não é garantida, apenas dá o direito de passar para próxima fase do edital.
As provas realizados no último concurso TRE MG, foram compostas da seguinte maneira:
Técnico Judiciário Administrativo
De acordo com o levantamento realizado pelo Direção Concursos, as notas de corte para a função de Técnico da área administrativa representou 86,30% das provas.
Já para os cargos de Analista, que tiveram editais publicados em 2012, os quantitativos foram os seguintes:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.