Juliane Freitas • 19/01/2023
O edital do concurso TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região – São Paulo e Mato Grosso do Sul) poderá ser publicado a qualquer momento e o Direção Concursos teve acesso a importantes informações a respeito da seleção!
De acordo com o Termo de Referência, obtido com exclusividade pelo Direção Concursos, serão 23 vagas imediatas, além de oportunidades para formação de cadastro reserva em diversas especialidades de Técnico e Analista.
Vale lembrar que o extrato de contrato do certame já está publicado e a abertura da seleção é iminente!
Acompanhe a análise do termo de referência também em vídeo:
Confira, a seguir, as principais informações constantes no documento:
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O CONCURSO TRF3!
Segundo o termo de referência, as vagas serão distribuídas entre as seguintes lotações:
Cidades: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Itapeva, Jales, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo – Capital, São Vicente, Sorocaba, Taubaté e Tupã.
Cidades: Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.
De acordo com o portal da transparência do órgão, atualmente, o TRF 3 tem 542 cargos vagos, sendo:
Ainda conforme o termo de referência, os candidatos deverão cumprir os seguintes requisitos específicos:
Administrativa – Agente da Polícia Judicial: Curso de ensino médio ou equivalente completo, devidamente reconhecido, e Carteira Nacional de Habilitação – categoria “B” ou superior.
Apoio Especializado – Edificações: Curso técnico em Edificações completo, devidamente reconhecido.
Apoio Especializado – Enfermagem: Curso de ensino médio ou equivalente completo, acrescido de curso técnico de Auxiliar de Enfermagem, ambos devidamente reconhecidos, e 2 (dois) anos de experiência profissional em Enfermagem.
Apoio Especializado – Informática: Curso de ensino médio ou equivalente completo, devidamente reconhecido.
Apoio Especializado – Segurança do Trabalho: Curso técnico em Segurança do Trabalho completo, devidamente reconhecido, e 2 (dois) anos de experiência profissional em Segurança do Trabalho.
É importante mencionar que, por força da Lei 14.456/2022, os cargos federais de Técnico Judiciário passam a exigir o nível superior de formação. Veja mais detalhes aqui! Dessa forma, é possível que os requisitos para os cargos de Técnico sofram alterações.
Em virtude da sanção da LEI Nº 14.523, os salários dos servidores do poder Judiciário da União foram reajustados de forma escalonada, a partir de fevereiro de 2023. Assim, a remuneração do TRF3 passará a ser:
É importante reforçar que além das remunerações listadas acima, o aprovado em editais de concurso público do Judiciário da União ainda faz jus aos seguintes benefícios:
Clique aqui para saber mais detalhes!
Os candidatos serão avaliados a partir da realização das seguintes etapas:
Confira, abaixo, quais serão as etapas em cada cargo:
Técnico – Agente da Polícia Judicial
Técnico – demais especialidades
Analista
As provas objetivas serão compostas por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada questão e apenas uma alternativa correta.
Para todos os cargos, exceto para o de Técnico – Agente da Polícia Judicial:
As Provas de Conhecimentos Gerais e Específicos serão avaliadas, cada uma, na escala de 0 a 10 e terão:
Será habilitado o candidato que obtiver, simultaneamente, no mínimo, 50% de acerto na prova de Conhecimentos Gerais e, no mínimo, 50% de acerto na prova de Conhecimentos Específicos.
Os candidatos que obtiverem média aritmética ponderada igual ou superior a 6 serão habilitados e classificados por Unidade de Classificação/Cargo/Área/Especialidade, em ordem decrescente das médias.
Para o cargo de Técnico – Agente da Polícia Judicial, a nota da Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 10. Considerar-se-á habilitado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de acerto.
As Provas Discursivas – Estudo de Caso – para todos os cargos serão aplicadas no mesmo dia e horário das Provas Objetivas.
Serão corrigidas as provas dos candidatos mais bem classificados na prova objetiva, até as seguintes posições:
Para o cargo de Técnico – Agente de Polícia Judicial, o número de redações corrigidas será o seguinte:
Aplicada apenas para o cargo de Técnico – Agente de Polícia Judicial, veja a quantidade de candidatos classificados para esta etapa:
As Provas Objetiva, Estudo de Caso e Discursiva – Redação serão realizadas nas seguintes cidades: de
O número estimado de inscrições no certame é de 22.500 inscritos para cargos de nível superior e 7.500 para o nível médio.
Entretanto, vale lembrar que a última seleção registrou mais de 77 mil candidatos.
Acesse aqui o termo de referência, na íntegra!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.