Juliane Freitas • 20/10/2023
Atenção, concurseiros! O novo concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral mais Tribunais Regionais Eleitorais) está cada dia mais próximo de ser realizado!
A atualização mais recente sobre o certame trata-se de um Ofício encaminhado aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) informando que o prazo para adesão ao concurso TSE Unificado se encerrará no dia 23 de outubro.
Ademais, a resolução do certame já está publicada e estabelece importantes normas para a realização do concurso TSE Unificado.
As recentes movimentações podem ser um forte indicativo que a publicação do edital de abertura do certame se aproxima!
É importante destacar, ainda que o secretário de Sestão de Pessoas do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE RO), Edgard Azevedo Filho, mencionou que a publicação do edital é iminente. A informação foi dada em manifestação referente a redistribuição entre cargos efetivos dos quadros da Justiça Eleitoral.
Apresentadas as últimas novidades do TSE Unificado, confira a seguir mais detalhes sobre esse certame!
Grupo de Whatsapp do TSE Unificado! Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o concurso do TSE Unificado, além de receber dicas, conteúdos e materiais gratuitos? Clique abaixo e entre no grupo VIP que preparamos para você!
QUERO PARTICIPAR DO GRUPO DE WHATSAPP DO TSE UNIFICADO!
A comissão de planejamento do concurso TSE Unificado foi alterada e o ato foi oficializado através de publicação em Diário Oficial no dia 20 de outubro de 2023.
A equipe de trabalho será responsável, entre outras atividades, por definir a banca organizadora do certame que, por sua vez, publicará o edital de abertura.
Confira os nomes intergrantes da comissão:
Veja a publicação em Diário Oficial:
Antes de mais nada, é de extrema importância que se entenda no que consiste o concurso TSE Unificado e como se dá o seu andamento.
Um certame é tido como unificado quando dispõe de vagas para diversos órgãos dentro de apenas um concurso público.
Em se tratando do TSE Unificado, serão ofertadas oportunidades para o próprio Tribunal Superior Eleitoral e mais diversos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Esta modalidade de concurso permite que menos recursos sejam dispensados para realizar o certame, já que é necessário apenas um contrato com a banca organizadora, por exemplo.
Neste caso, o orçamento é ofertado apenas pelo TSE e os Tribunais Regionais participantes não entrarão com recursos próprios.
Os certames são destinados para os cargo de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, nas mais diversas especialidades.
É importante frisar que as funções exigem superior de escolaridade, após a além de outros requisitos como:
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O TSE UNIFICADO
Estão confirmados para o concurso TSE Unificado os seguintes Tribunais Regionais Eleitorais:
As remunerações para o concurso TSE Unificado passaram por reajuste, com a sanção da Lei nº 14.523/2023. Agora, os aumentos serão concedidos de forma escalonada:
Veja abaixo os novos valores, que serão repassados de forma escalonada:
Analista Judiciário/Oficial de Justiça
Técnico Judiciário/Agente de Polícia Judicial
Analista Judiciário
Técnico Judiciário
Além das remunerações, os servidores ainda recebem alguns benefícios somados ao salários, sendo:
Há também o Adicional de Qualificação decorrente de curso superior, especialização, mestrado ou doutorado, que incide sob o vencimento básico:
Mesmo sem definição oficial de quais matérias serão cobrados no concurso TSE Unificado, concurseiros já possuem um norte de como se preparar para o conteúdo programático.
A resolução Nº 23.391 determina uma lista de matérias que são obrigatórias na parte de conhecimentos gerais para o certame.
De acordo com o documento, os conhecimentos gerais versarão sobre as seguintes matérias:
Ainda de acordo com a resolução Nº 23.391, no artigo 16, é falado sobre aplicação de avaliações discursivas no concurso TSE Unificado.
“Art. 16. Para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, as provas para aferição de conhecimentos gerais serão objetivas e as de conhecimentos específicos poderão ser objetivas, discursivas e/ou práticas”.
Elas devem ser elaboradas para abordar tema atual, que pode ser relacionado à área de atividade ou à especialidade do cargo escolhido pelo candidato.
Quer saber todos os detalhes sobre o assunto? Confira aqui!
O TSE já realizou um edital unificado no ano de 2006, que foi organizado pelo Cespe (atual banca Cebraspe). Ao todo, foram ofertadas 801 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade.
As oportunidades foram destinadas para o próprio TSE, além dos TREs dos estados do Acre, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima. divididas assim:
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas (todos os cargos), discursiva (apenas para cargos de nível superior) e prova de capacidade física. Confira:
O Tribunal Superior Eleitoral Unificado está sendo preparado! E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concursos preparou um material 100% gratuito, para você já começar a sua preparação com 30 questões de Direito Administrativo:
Comece os seus estudos AGORA:
Baixe aqui seu Material Gratuito do TSE Unificado
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.