Juliane Freitas • 17/01/2023
Cresce a expectativa pela realização do concurso TSE unificado (Tribunal Superior Eleitoral) e o Direção Concursos teve acesso a detalhes sobre o novo edital!
O concurso para servidores foi uma das pautas da 4ª Reunião do Comitê Gestor de Contratações da Justiça Eleitora e acordo com o relatório, a comissão de planejamento para a nova seleção será formada em janeiro de 2023 e os Tribunais interessados em participar deverão assim expressar através um Termo de Adesão ao concurso. Além disso, a comissão será composta por um servidor de cada regional participante.
O documento detalha, ainda, que haverá, por inexigibilidade de licitação, a contratação de uma única banca organizadora, com o objetivo de reduzir custos e estabelecer um só cronograma para todo o país.
Outra informação importante é em relação à realização das provas. O candidato poderá fazer a prova na capital onde mora, mas concorrendo para a capital que quiser.
A respeito das vagas ofertadas, a orientação é que os Tribunais terão que devolver os cargos que não pertencem ao quadro, e cumprir as redistribuições obrigatórias. Os Tribunais também deverão realizar concurso interno de remoção antes do concurso unificado.
Com a proximidade de um novo edital para o concurso TSE Unificado, chegou a hora de você se preparar com qualidade e direcionamento.
Aprenda a fazer um plano de estudos eficaz para aumentar suas chances de aprovação:
QUERO MEU PLANO DE ESTUDOS GRATUITO!
Posteriormente, será realizado um levantamento dos cargos a serem providos. Para que o concurso fique mais atrativo, o documento menciona a existência de vagas em cadastro reserva. Haverá, ainda, vagas para candidatos negros e pessoa com deficiência.
Há, ainda, a previsão de reajuste do Auxílio-Alimentação e do Auxílio Pré-escolar, que começaria a vigorar a partir de 2023.
Um cronograma também é previsto, indicando que o certame poderia ser realizado no segundo semestre de 2023. A posse estaria prevista para o início de 2024.
Por fim, o documento menciona a atualização dos conteúdos das provas, para que a avaliação não tenha cobrança de conteúdos obsoletos.
Confira trecho do documento:
Veja mais detalhes, em vídeo:
Mas, você sabe quais serão os TREs que participação do concurso TSE unificado? Confira:
A equipe de jornalismo do Direção Concursos entrou em contato com todos os órgãos e obteve a confirmação de que, até o momento, 20 estados brasileiros irão aderir aos concurso TSE unificado, com previsão de acontecer em 2023, além, é claro, do próprio TSE.
São eles:
Vale lembrar que, recentemente, foi sancionada a Lei nº 14.523/2023, que reajusta o valor do vencimento básico das carreiras dos servidores do Judiciário da União.
Com isso, levando em consideração que a posse dos novos aprovados está prevista para o início de 2024, o salário inicial do servidor no concurso TSE Unificado, em fevereiro de 2024, será de:
Clique aqui para ver mais detalhes sobre o reajuste da remuneração!
É importante lembrar que esta não será a primeira vez que o concurso TSE acontecerá de forma unificada. Em 2006 o órgão publicou edital ofertando 801 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe (hoje, Cebraspe).
O edital contemplou oportunidades em quatro Tribunais Regionais Eleitorais, além de vagas no próprio Tribunal Superior Eleitoral. Veja, abaixo, de que forma foram disponibilizadas as vagas:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.