Torgan Magalhães • 09/01/2024
O edital do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) poderá ser publicado a qualquer momento e muitos concurseiros ainda se perguntam sobre como será realizado o certame.
Pensando nisso, o Direção Concursos preparou um Guia Completo para que os interessados esclareçam todas suas dúvidas sobre este concurso que promete ser a maior seleção pública da área de tribunais.
De acordo com o órgão, a abertura do concurso TSE Unificado é iminente. O certame ofertará 320 vagas imediatas para Técnicos e Analistas, além de oportunidades em cadastro reserva. Os aprovados no concurso poderão receber salários iniciais que ultrapassam R$ 17 mil.
Vale lembrar que o Tribunal Superior Eleitoral assinou o contrato com a banca Cebraspe para ser a organizadora do certame! Em dezembro de 2023, o órgão havia publicado em suas redes sociais que o certame seria organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No entanto, o TSE informou que a FGV não atendeu à exigência referente à reserva de vagas a pessoas com deficiência prevista no artigo 93 da Lei nº 8.213/1991, não podendo, por consequência, organizar o concurso TSE Unificado.
Confira, a seguir, todos os detalhes desta oportunidade!
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O CONCURSO TSE UNIFICADO!
O certame unificado dispõe de vagas para diversos órgãos dentro de apenas um concurso público. Tratando-se do TSE Unificado, serão ofertadas oportunidades para o próprio Tribunal Superior Eleitoral e mais diversos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Esta modalidade de concurso possibilita que menos recursos sejam dispensados para realizar o certame, já que necessita de apenas um contrato com a banca organizadora, por exemplo.
Neste caso, o orçamento é ofertado apenas pelo TSE, e os Tribunais Regionais participantes não entrarão com recursos próprios.
Como dito anteriormente, serão ofertadas 520 vagas, além de formação de cadastro reserva para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, em diversas especialidades do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Confira abaixo a distribuição das vagas:
A expectativa do órgão é de que 500.000 mil candidatos estejam inscritos para realizar o certame. Importante destacar que o candidato deverá escolher no momento da inscrição para qual órgão quer ingressar na carreira.
A turma de mentoria do Direção para o TSE Unificado proporciona uma plataforma exclusiva de acompanhamento de metas e desempenho, permitindo que você monitore seu progresso de maneira personalizada. Além disso, o time de mentores especializados oferece orientações técnicas e motivacionais, ajudando você a manter o foco e a determinação ao longo da sua jornada de estudos. Clique no botão abaixo e saiba mais!
Faça parte da mentoria do Direção para o concurso TSE Unificado e saia na frente da concorrência!
A adesão ao concurso unificado é voluntária e o prazo para aderir o certame se encerrou no dia 23 de outubro para que os órgãos se manifestassem a respeito do interesse em participar do certame.
PLANILHA GRATUITA DE ADESÕES E VAGAS NO TSE UNIFICADO: baixe agora!
Veja abaixo, quais são, até o momento, os TREs que já confirmaram participação no Concurso TSE Unificado.
O órgão confirmou interesse no edital unificado, no entanto não informou quais cargos serão ofertados.
O órgão confirmou participação no TSE Unificado, no entanto não informou quais cargos serão ofertados e nem o número de vagas.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais irá participar do concurso TSE Unificado, no entanto o Direção Concursos ainda não obteve acesso ao termo de adesão.
O TRE PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) aderiu ao Concurso TSE Unificado e ofertará 2 vagas para início imediato, além do cadastro reserva, para analista e técnico judiciário.
Confira as especialidades:
Após o fim da vigência do seu último concurso, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE RJ), o órgão enviou a lista de cargos solicitados para o concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral)!
Veja abaixo, a lista de cargos solicitados do órgão para o concurso TSE Unificado:
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia informou que aderiu ao concurso TSE Unificado, no entanto não obtivemos acesso ao termo de adesão.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná informou que irá aderia ao TSE Unificado, no entanto não informou quais cargos serão ofertados e nem o número de vagas. Além disso, o órgão ainda conta com edital vigente até 12 de fevereiro de 2024.
Em contato com o Direção Concursos, o TRE RO esclareceu que confirmou sua participação no certame único do TSE. Em relação aos cargos e vagas a serem ofertados em edital, o órgão informou que haverá oportunidades em cadastro reserva para todos os cargos e especialidades.
Com a proximidade de um novo edital para o concurso TSE Unificado, chegou a hora de você se preparar com qualidade e direcionamento.
Aprenda a fazer um plano de estudos eficaz para aumentar suas chances de aprovação:
QUERO MEU PLANO DE ESTUDOS GRATUITO!
O certame será composto pelas seguintes etapas:
É importante destacar que as etapas do certame serão realizadas nas capitais de todos os TREs presentes no TSE Unificado e haverá provas até mesmo no estado do Tocantins, cujo TRE não participará do certame unificado.
As provas serão realizadas em turnos diferentes, sendo um turno para Técnico Judiciário e outro tuno para Analista Judiciária.
As provas objetivas serão compostas ou por questões de múltipla escolha, ou por questões de Certo ou Errado, de conhecimentos gerais e específicos.
Já a prova discursiva, será realizada somente para o cargo de Analista Judiciário.
Veja abaixo o limite de correções das provas discursivas do concurso TSE Unificado:
É importante mencionar o grande número de provas discursivas a serem corrigidas em cada TRE. De acordo com o documento, serão corrigidas 1.910 redações para cada tribunal, totalizando 51.570 redações corrigidas ao todo.
Para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Agente da Polícia Judicial, será realizado o Teste de Aptidão Física, em todas as capitais do Brasil.
A última etapa do certame será a prova de títulos, exclusivamente para os candidatos ao cargo de Analista Judiciário. A pontuação dos títulos será definida em conjunto com a Comissão do Concurso.
Como exposto anteriormente, o candidato pode escolher aonde irá realizar a prova, e para qual TRE concorrer. Ou seja, um candidato que irá realizar a prova no Pará poderá concorrer a vagas destinadas para o TRE DF.
Ei, você está estudando para o TSE Unificado? Então, para te ajudar, o Direção Concursos elaborou um eBook gratuito contendo 30 questões da matéria de Direito Eleitoral!
Não perca essa chance de aprimorar sua preparação e testar seus conhecimentos com esse material. Aproveite agora essa oportunidade gratuita para melhorar seus estudos para o TSE Unificado!
Toque no botão abaixo:
Baixe aqui seu Material Gratuito
A banca Cebraspe costuma apresentar afirmações em suas questões e as respostas devem ser dadas em “Certo” ou “Errado“.
A principal característica da banca é o seu método de avaliação, conhecido como “método Cebraspe”. Mas o que isso quer dizer?
Ao todo, o candidato tem um ponto a cada uma das questões acertadas e perde um ponto a cada item incorreto.
Com isso, não é recomendado o candidato chutar as respostas durante a prova, uma vez que existe a chance de se zerar uma avaliação, mesmo a tendo respondida completamente.
Entretanto, é necessário que o edital do certame desejado seja consultado, já que a organizado elaborou provas em que o candidato perderia apenas 0,5 pontos ao errar uma questão.
Também é importante frisar que algumas avaliações organizadas pela banca podem apresentar questões de múltipla escolha.
Vale destacar que, ainda não se sabe se as provas do concurso TSE Unificado serão de múltipla escolha, ou de “certo” ou “errado”.
OS salários são grandes atrativos para os concurseiros, ainda mais com o reajuste das remunerações do Judiciário aprovadas pela Lei/14.523/2023. Confira abaixo, como serão repassados os salários, já com os novos valores:
Analista Judiciário/Oficial de Justiça
Técnico Judiciário/Agente de Polícia Judicial
Analista Judiciário
Técnico Judiciário
Vale destacar que os servidores ainda recebem alguns benefícios somados aos salários, sendo eles:
Além disso, existe também o Adicional de Qualificação decorrente de curso superior, especialização, mestrado ou doutorado, que incide sob o vencimento básico:
O edital do concurso TSE Unificado será publicado somente em 2024. Em relações as provas, o órgão ainda não definiu a data exata do certame, no entanto já informou que serão realizadas no primeiro semestre de 2024!
Com diversas informações sobre o certame já citadas acima, fica a dúvida: o que é necessário estudar? Para responder essa pergunta, o Direção Concursos separou para você diversas questões de Direito Administrativo para você acelerar sua preparação!
O Tribunal Superior Eleitoral Unificado está sendo preparado! E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concursos preparou um material 100% gratuito, para você já começar a sua preparação com 30 questões de Direito Administrativo:
Comece os seus estudos AGORA:
Baixe aqui seu Material Gratuito do TSE Unificado
Além disso, a professora Renata Sonnewend preparou para você, um vídeo explicando por onde começar a estudar Direito Eleitoral para o concurso TSE Unificado! Veja abaixo:
Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.
Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!
Aqui está um pouco do que te espera:
Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento.
Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.