Mateus Melis • 05/01/2023
O aguardado concurso Unificado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) poderá ser lançado neste ano.
Além do TSE, a expectativa é que participem do certame os TREs dos seguintes estados: SC, PI, CE, RJ, SP, MT, TO, RO, SE, PB, MS, GO, MG, ES, AC, RS, MA, AL, RN, AP, PR, AM, BA, RR e PE.
Apesar de não haver, no momento, informações sobre as vagas e, muito menos, disciplinas que serão exigidas na prova objetiva, a resolução Nº 23.391 do TSE apresenta uma lista de matérias que são obrigatórias na parte de conhecimentos gerais.
A informação consta no art 16 da resolução. De acordo com a norma, o caderno de conhecimentos gerais deverá conter, no mínimo, questões das seguintes matérias:
As provas discursivas, por sua vez (etapa que também deverá ser exigida no concurso TSE Unificado), deverá abordar tema atual e poderá versar sobre tema relacionado à área de atividade ou à especialidade do cargo escolhido pelo candidato.
A resolução do TSE também deixa claro em relação aos pesos das etapas do concurso. De acordo com o art 17 da norma, as etapas contará com peso de 1 até 3, sendo:
TSE Unificado, Tribunais de Justiça, TRTs e TRFs… 2023 definitivamente é o ano dos tribunais. Para se diferenciar da multidão que vai fazer essas provas você PRECISA se diferenciar.
Clique no botão abaixo e saia na frente:
Foi publicada no final de 2022 a Lei 14.456/2022. O texto informa que editais do Judiciário nacional passarão a exigir nível superior para os cargos de Técnico.
Com a mudança, o inciso II do art art. 8º da Lei nº 11.416 passou a vigorar com a seguinte redação: “para o cargo de Técnico Judiciário, curso de ensino superior completo”.
A pergunta que muitos concurseiros têm feito é: a mudança pode ser aplicada no próximo concurso TSE Unificado? A resposta é sim! Com a publicação da nova exigência, novos editais podem passar a exigir o nível superior nos cargos de Técnico.
Foi aprovado no congresso o PL 2.442/2022. Texto prevê o reajuste salarial para servidores do Judiciário. Caso o PL seja sancionado, o aumento será feito de forma escalonada, sendo de 6% em fevereiro de 2023, 6% em fevereiro de 2024 e 6,13% em fevereiro de 2025. O valor incide sobre o vencimento básico dos cargos.
Com isso, a remuneração inicial do aprovado no concurso TSE Unificado poderá ser de:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.