Wanessa Alves • 13/10/2023
Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a minuta da Resolução do concurso TSE Unificado. De acordo com o texto, os certames poderão ser realizados em etapa única ou em etapas distintas. Além disso, ficará a critério dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) a realização ou não do curso de formação, fase que será eliminatória e classificatória.
De acordo com a minuta, as provas de conhecimentos gerais e específicos serão obrigatórias e comuns a todos os Tribunais que aderirem ao Unificado.
Vale ressaltar que o texto estabelece apenas as normas para a publicação do novo edital, outros detalhes relacionados ao cronograma, vagas, cargos e conteúdo programático serão divulgados no edital Unificado, ainda sem data de publicação definida.
Confira nesta matéria todos os detalhes.
Grupo de Whatsapp do TSE Unificado! Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o concurso do TSE Unificado, além de receber dicas, conteúdos e materiais gratuitos? Clique abaixo e entre no grupo VIP que preparamos para você!
QUERO PARTICIPAR DO GRUPO DE WHATSAPP DO TSE UNIFICADO!
De acordo com o texto da minuta, as listas de classificação serão publicadas por região, ou seja cada TRE terá uma listagem própria e ficará responsável pela nomeação dos aprovados.
Ademais, os TREs poderão prever, nos editais de abertura das inscrições, o aproveitamento de candidatos habilitados para nomeação em outro órgão do Poder Judiciário da União, desde que seja na mesma localidade e seguindo a ordem de classificação.
Ficou estabelecido também que:
Dentre as normas, ficou definida a oferta de 20% das vagas para pessoas pretas e 10% para candidatos com deficiência. De acordo com a Resolução aprovada em 10 de outubro, ficou acordado, também, a reserva de 3% das vagas para indígenas.
A comissão organizadora do concurso será composta por, no mínimo, três servidoras ou servidores, sendo uma pessoa da unidade de gestão de pessoas.
Será responsabilidade da comissão o planejamento, a coordenação e o monitoramento das atividades pertinentes à realização dos concursos públicos.
Com a proximidade de um novo edital para o concurso TSE Unificado, chegou a hora de você se preparar com qualidade e direcionamento.
Aprenda a fazer um plano de estudos eficaz para aumentar suas chances de aprovação:
QUERO MEU PLANO DE ESTUDOS GRATUITO!
Antes de mais nada, é de extrema importância que se entenda no que consiste o concurso TSE Unificado e como se dá o seu andamento.
Um certame é tido como unificado quando dispõe de vagas para diversos órgãos dentro de apenas um concurso público.
Em se tratando do TSE Unificado, serão ofertadas oportunidades para o próprio Tribunal Superior Eleitoral e mais diversos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Esta modalidade de concurso permite que menos recursos sejam dispensados para realizar o certame, já que é necessário apenas um contrato com a banca organizadora, por exemplo.
Neste caso, o orçamento é ofertado apenas pelo TSE e os Tribunais Regionais participantes não entrarão com recursos próprios.
Estão confirmados para o concurso TSE Unificado os seguintes Tribunais Regionais Eleitorais:
Materiais gratuitos, aulas exclusivas e conteúdo de qualidade para que você seja aprovado no concurso TSE unificado: clique no botão abaixo e faça parte da maior comunidade de estudos para o melhor concurso público de 2023!
As remunerações para o concurso TSE Unificado passaram por reajuste, com a sanção da Lei nº 14.523/2023. Agora, os aumentos serão concedidos de forma escalonada:
Veja abaixo os novos valores, que serão repassados de forma escalonada:
Analista Judiciário/Oficial de Justiça
Técnico Judiciário/Agente de Polícia Judicial
Analista Judiciário
Técnico Judiciário
Além das remunerações, os servidores ainda recebem alguns benefícios somados ao salários, sendo:
Há também o Adicional de Qualificação decorrente de curso superior, especialização, mestrado ou doutorado, que incide sob o vencimento básico:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.