Juliane Freitas • 19/04/2024
O concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) é aguardado com expectativa pelos concurseiros e o motivo pelo qual o edital ainda não foi publicado parece ter sido revelado!
Isso porque consta na ata da reunião do 84º COPTREL (Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais) que o edital de abertura do certame só poderá ser publicado após a aprovação da Resolução de altera a descrição de alguns cargos.
A resolução em questão trata da alteração da nomenclatura e especificação dos seguintes cargos efetivos do órgão:
Os dirigentes mencionaram que o edital encontra-se em estágio final de elaboração pela banca Cebraspe e logo será submetido à aprovação final da comissão do certame para que seja, enfim, publicado.
É importante lembrar que a Resolução seria votada no último 18 de abril, mas o ministro do TSE, Alexandre de Moraes, retirou o tema da pauta de votação. Segundo o órgão, a pauta será novamente agendada e votada em momento oportuno.
Ainda segundo a ata da reunião, a publicação da Resolução é fundamental porque visa:
“O edital do concurso público, inclusive, vem sendo elaborado com base na proposta de resolução pendente de aprovação, contemplando-se justamente as novas atribuições, nomenclaturas e níveis de escolaridade que serão exigidos para ingresso nos cargos que serão ofertados no certame”, destacou o diretor-geral do TSE, Rogério Galloro.
Ainda em relação ao certame, o diretor-geral reforçou que a realização do novo concurso TSE Unificado não será suficiente para atender a demanda, mas apenas para suprir as perdas, de modo que ainda será necessário promover a otimização nos processos de trabalho. Ademais, ficou acordado que a necessidade é urgente e deve ser tratada ainda neste ano.
Confira trecho da ata de reunião:
Confira, na íntegra, a ata do 84º COPTREL.
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O CONCURSO TSE UNIFICADO!
Atualmente, é possível verificar que existem 532 cargos vagos, sendo:
As informações mais atualizadas, em sua maioria, são referentes ao mês de dezembro de 2023.
Vale explicar, ainda, que os tribunais costumam convocar os aprovados em concurso público em quantitativo muito superior ao anunciado nos editais, justamente devido às constantes vacâncias nos cargos.
A título de exemplo, vale lembrar o último concurso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizado em 2018. O certame ofertou apenas 5 vagas imediatas, mas realizou 1.087 convocações de aprovados durante o prazo de validade da seleção.
É importante destacar que uma preparação efetiva para o concurso TSE Unificado exige planejamento, para que você invista tempo de estudo no conteúdo que realmente cai na prova.
A turma de mentoria do Direção para o TSE Unificado proporciona uma plataforma exclusiva de acompanhamento de metas e desempenho, permitindo que você monitore seu progresso de maneira personalizada. Além disso, o time de mentores especializados oferece orientações técnicas e motivacionais, ajudando você a manter o foco e a determinação ao longo da sua jornada de estudos. Clique no botão abaixo e saiba mais!
Faça parte da mentoria do Direção para o concurso TSE Unificado e saia na frente da concorrência!
Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.
Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!
Aqui está um pouco do que te espera:
Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento.
Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.