Mateus Melis • 12/01/2023
Os concurseiros aguardam ansiosamente o edital do concurso TSE Unificado em 2023. Além do próprio TSE, o certame contará com a participação de diversos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os aprovados iniciarão a carreira pública com novos salários!
Isso porque foi sancionada a Lei nº 14.523/2023, que reajusta o valor do vencimento básico das carreiras dos servidores do Judiciário da União. Saiba mais aqui!
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O TSE UNIFICADO
O reajuste será feito de forma escalonada até 2025: 6% em fevereiro de 2023, 6% em fevereiro de 2024 e 6,13% em fevereiro de 2025.
Agora, após sanção, o salário inicial do aprovado no concurso TSE Unificado passará a ser de:
Além disso, importante reforçar que além das remunerações iniciais, o aprovado ainda fará jus a diversos outros benefícios, como:
Se considerarmos um servidor que se enquadre em todos os benefícios acima, a partir de 2023, o ganho real passa a ser de:
Com os valores indicados, o ganho real inicial do aprovado no concurso TSE Unificado, por exemplo, será de (a partir de fevereiro de 2023):
Já a partir do ano de 2025, o salário pode chegar a quase R$ 20 mil, a depender do cargo (se somada a remuneração com os benefícios citados acima)!
Vale a pena reforçar que além dos valores citados acima, o aprovado ainda recebe o adicional de qualificação (de acordo com a titulação do servidor). Veja os percentuais:
O certame ainda está em fase inicial de planejamento e, portanto, não há conteúdo programático. Mas você sabia que uma resolução do TSE indica algumas disciplinas que, obrigatoriamente, tem que estar no edital?
A resolução em questão é a Nº 23.391. No art 16, o texto deixa claro que a parte de conhecimentos gerais deverá conter, no mínimo, questões das seguintes matérias:
Além de informar sobre as questões que devem estar no edital, a resolução também informa sobre os pesos da prova objetiva e discursiva:
Veja a lista de órgãos regionais que participarão do concurso unificado:
De acordo com dados divulgados pelos tribunais em 2022, os órgãos contam com 532 vacâncias, sendo 341 cargos vagos de Técnico e 191 cargos vagos de Analista. Saiba mais detalhes aqui!
Com a proximidade de um novo edital para o concurso TSE Unificado, chegou a hora de você se preparar com qualidade e direcionamento.
Aprenda a fazer um plano de estudos eficaz para aumentar suas chances de aprovação:
QUERO MEU PLANO DE ESTUDOS GRATUITO!
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.