Mateus Melis • 26/05/2023
Um novo concurso unificado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) é esperado para ser realizado ainda em 2023. A expectativa é de que o edital seja publicado em agosto, e as provas ocorram no mês de novembro.
Apesar de terem manifestado interesse em participar do novo edital unificado, sete TREs têm seus últimos certames dentro do prazo de validade. São eles:
Mas qual impacto a validade dos editais desses tribunais pode trazer para o TSE Unificado? Para responder a esta pergunta, é necessário recorrer à ata do 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL).
Antes de mais nada, você precisa saber o que fazer para ser aprovado no concurso TSE Unificado. Clique no botão abaixo e veja todos os detalhes!
Mentorias em grupo, guia de estudos e cashback de 100% em produtos e muito mais.
O projeto PREPARAÇÃO 360 é o melhor preparatório para o melhor concurso de 2023. O professor Mário Machado foi aprovado no último edital unificado e criou um programa para te ajudar.
Estamos falando de 53% de desconto nos materiais. “Ah, mas e se não tiver vaga para nível médio”? Sem problemas, devolvemos seu dinheiro em dobro para uso em materiais do Direção Concursos.
Na reunião, o TRE RJ questionou a respeito da adesão ao certame unificado mesmo com o último edital ainda em vigor. De acordo com o diretor-geral do TSE, Rui Moreira, a jurisprudência atual torna sensível a participação de tribunais que possuem editais ainda vigentes, mas comentou sobre a possibilidade de ocorrer outro concurso TSE Unificado com os órgãos que ainda estejam com certames dentro do prazo de validade.
Mas um ponto chama a atenção para os TREs PA, TO e PR, que possuem editais vigentes até 2024. De acordo com § 2o do Art. 12 da lei 8.112/90 (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União), novos editais não podem ser abertos enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com o prazo de validade não expirado.
Sendo assim, caso os TREs indicados acima fiquem de fora do certame de 2023, outro edital poderá contemplar oportunidades para esses órgãos.
Confira mais detalhes do 1º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) AQUI!
Quer saber tudo sobre o próximo concurso TSE? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para o TSE Unificado:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO TSE UNIFICADO NO TELEGRAM
Foi sancionada a Lei nº 14.523/2023, que informou sobre o reajuste nos salários dos servidores dos tribunais da União.
O reajuste de 18,13% será realizado de forma escalonada até 2025. Veja:
Para os próximos anos, os salários dos servidores serão de:
Técnico Judiciário
Analista Judiciário
Além dos valores indicados acima, o aprovado no concurso TSE Unificado ainda pode fazer jus aos seguintes benefícios:
Com a proximidade de um novo edital para o concurso TSE Unificado, chegou a hora de você se preparar com qualidade e direcionamento.
Aprenda a fazer um plano de estudos eficaz para aumentar suas chances de aprovação:
QUERO MEU PLANO DE ESTUDOS GRATUITO!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.