Juliane Freitas • 21/09/2023
Um Projeto de Lei que aumenta a abrangência da Lei de Cotas será proposto pelo Governo Federal e poderá haver mudanças no provimento de vagas de concursos federais.
Isso porque o governo federal irá propor um aumento de vagas reservadas para negros, elevando o percentual para 30% . Atualmente, a reserva para cotas é de 20%.
Além disso, o texto prevê a criação de subcotas, em que metade destas vagas reservadas seriam destinada à mulheres negras, ou seja, 15% das vagas totais dos certames.
Se aprovada, a lei será aplicada para cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.
De acordo com a diretora de Ações Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial, Anna Venturini, a medida se deve pois a atual lei de cotas não vem sendo capaz de atingir o percentual esperado de negros no serviço público. Atualmente, apenas 36% dos cargos da administração direta e indireta são ocupados por pretos ou pardos, enquanto que, na população brasileira, este grupo representa mais de 50%.
“A gente pensou em avançar na questão da abrangência, ampliar o percentual de reserva. Vimos que, nos últimos anos da lei de cotas, não conseguimos implementar na forma como gostaríamos por uma série de fatores. Um deles é que tivemos uma oferta de concursos muito baixa. Tivemos uma oferta de concursos menor do que era esperada quando a lei foi aprovada. Um dos motivos foi o teto de gastos”, destacou a dirigente.
O Projeto de Lei será enviado ao Congresso Nacional nas próximas semanas para deliberação.
Vale lembrar que o Direção Concursos divulgou, recentemente, a Minuta da PL de Cotas. Confira trecho do documento:
Quer ser aprovado em concursos federais em 2023? Confira, a seguir, milhares de vagas autorizadas e que serão abertas em breve!
O Concurso Nacional Unificado será realizado em breve e ofertará mais de 5.151 vagas em diversos órgãos e Ministérios. Vale lembrar que a previsão é que o edital seja publicado em dezembro e as provas aconteçam em março de 2024.
Os órgãos que confirmaram participação no Concurso Nacional Unificado, até 18 de setembro, são os seguintes:
Vale mencionar, ainda, que alguns órgãos já confirmaram extraoficialmente a participação no certame unificado, entretanto, ainda não constam na lista oficial do MGI.
É o caso, por exemplo, do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), que ofertará 440 vagas de níveis médio e superior por meio do unificado.
Clique aqui para saber todos os detalhes do Concurso Nacional Unificado!
Além disso, inúmeros órgãos não aderiram ao certame unificado e publicarão seus próprios editais de forma independente, como é o caso dos órgãos abaixo:
Alguns órgãos, inclusive, já tiveram seus editais publicados. Confira quais são:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.