Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos que NÃO devem ocorrer em 2020

Concursos que NÃO devem ocorrer em 2020

Por mais que o Direção Concursos goste de te avisar sobre os concursos que devem acontecer, devemos ser realistas. E, muitas vezes, a realidade vem com notícias não tão boas. Por isso, é importante falar sobre os concursos que NÃO devem acontecer em 2020.

Acreditamos que você não deve desperdiçar suas noites de sono curtas por ter estudado tanto com certames que não possuem chance de acontecer.

Então, conheça abaixo quais seleções NÃO DEVEM acontecer em 2020:

1 – TRT’s

No PLOA, apenas 90 vagas foram autorizadas no orçamento, que provavelmente devem ser distribuídas para os concursos já em andamento. Além disso, a situação orçamentária de diversos TRT’s já demonstra que não haverá concursos por tão cedo.

Só neste ano, o CSJT divulgou um ofício circular que determinava que provimentos e nomeações que aumentem a despesa não estão autorizados. Nesse ofício, estava dito que o orçamento para o exercício de 2020 diminuiria em R$ 1,7 bilhão.

2 – MPU

O último concurso foi em 2018 e o orçamento não traz previsão de nomeação nenhuma de servidor. Com isso, não há expectativa de concurso para servidores – inclusive, de áreas que não foram abrangidas no último certame.

3 – TJ SP

A tradição do TJ SP era de realizar concurso sempre que a validade do anterior expirasse. Por isso, muitos esperavam o próximo concurso de 2019 para 2020. No entanto, o tribunal prorrogou a validade do último concurso TJ SP. Ou seja, o concurso terá validade por todo ano de 2020 e um próximo certame só nos posteriores.

4 – TRFs

A boa onda dos TRF’s deve terminar em 2019. Com o lançamento dos editais do TRF 4 e TRF3, não terá nenhum outro Tribunal Regional Federal para abrir concurso. O motivo? Todos os TRFs estão com seleção válida ainda em 2020. Infelizmente, próximos concursos TRFs virão mais tarde.

5 – Correios

Aos concurseiros que ainda não sabem, informação importante: a privatização da empresa foi declarada pelo presidente. Com isso, não será mais necessário realizar concursos públicos para admissão de mão-de-obra.

Mas não perca as esperanças…

Estava estudando para algum dos concursos acima e ficou desanimado com a notícia? Esse é o momento de buscar alternativas e redirecionar os esforços para outras seleções com mais certeza de acontecerem.

E saiba que não faltam opções, especialmente de áreas similares a dos concursos acima. Então, veja abaixo quais outros concursos DEVEM acontecer em 2020:

TREs

Se 2020 não será o ano dos TRTs, certamente será dos TREs. São 1.002 vagas autorizadas para a Justiça Eleitoral para o próximo ano. Além disso, concursos de diversos tribunais eleitorais perderão a validade ainda em 2019 – isso sem contar os que estão com certames expirados há anos.

TCU

O presidente do tribunal já havia anunciado que o próximo concurso TCU aconteceria em 2020. Com o orçamento autorizado no PLOA, então o certame deve, de fato, acontecer. A previsão é de 30 vagas para Auditor Federal de Controle Externo.

Tribunais como TJDFT, TJ RJ e TJ MG

O TJ RJ já bateu o martelo que o concurso acontecerá somente em 2020 e rumores internos indicam que o TJDFT também deseja realizar seleção no próximo ano. O TJMG estava previsto para este ano, porém um projeto de lei pode mudar a distribuição das carreiras, o que afeta diretamente o próximo certame. Como o tribunal precisa da decisão sobre as carreiras antes de lançar edital, é possível que o próximo concurso saia somente em 2020.

MP RJ, MPCE e MPPA

Os Ministérios Públicos estaduais podem agilizar os processos de novos concursos, especialmente devido às eleições estaduais do próximo ano. Por exemplo, o MP PA já possui banca escolhida (Cetap) e o MP RJ declarou que o edital sai ainda em setembro.

Outras apostas para 2020, você encontra aqui.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.