Karina Glória • 25/11/2022
O Tribunal Superior Eleitoral aguarda a realização do concurso TSE Unificado, que integra o órgão e os Tribunais Regionais Eleitorais.
O TSE tem ação conjunta com os tribunais regionais eleitorais (TREs) , que são os responsáveis diretos pela administração do processo eleitoral nos estados e nos municípios.
A Corte é composta por sete ministros : sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representantes da classe dos juristas.
Nesta matéria você fica por dentro das informações mais importantes do editais do concurso TSE Unificado e características dos tribunais. Acompanhe:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O termo “concurso unificado” é utilizado quando um único edital dispõe vagas para outros órgãos participantes da seleção.
No caso do concurso TSE Unificado, são oportunidades para diversos Tribunais Regionais Eleitorais e mais o próprio Tribunal Superior Eleitoral.
A justificativa para este tipo de certame é sobre a menor utilização de custos da gestão pública, já que o processo necessita apenas de um contrato para banca organizadora, locais de prova e outros pontos.
Além disso, o orçamento é disposto pelo TSE e os Tribunais Regionais não precisam dispor de orçamento próprio para este fim.
Com a proximidade da previsão do edital unificado, os Tribunais Regionais Eleitorais se movimentaram para aderirem ou não ao certame.
O Direção Concursos entrou em contato com os órgãos sobre o interesse em participarem da seleção e os tribunais que já sinalizaram positivamente foram os seguintes:
Veja detalhes da situação destes Tribunais acessando aqui!
Os certames são destinados para os cargo de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, em diversas especialidades.
É importante frisar que as funções exigem níveis médio e superior de escolaridade, além de outros requisitos como:
Em levantamento realizado em abril de 2022, foram registrados 532 cargos vagos, sendo 341 vacâncias do cargo de Técnicos 191 vacâncias para Analista.
Confira os cargos na tabela abaixo:
As remunerações para os cargos de Técnico e Analista Judiciário seguem o mesmo padrão em todos o Tribunais Regionais Eleitorais e também no Tribunal Superior Eleitoral.
Os servidores fazem jus a salários iniciais compostos do vencimento básico e a Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ), sendo os valores:
Ou seja, ao todo, os salários iniciais são de R$ 7.591,37 para Técnicos e de R$ 12.455,30 para cargo de Analista.
Além dos salários, os aprovados no concurso TSE Unificado ainda fazem jus a diversos benefícios como?
Veja todos os detalhes de salários e benefícios clicando aqui!
O TSE já realizou um edital unificado no ano de 2006, que foi organizado pelo Cespe (atual banca Cebraspe). Ao todo, foram ofertadas 801 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade.
As oportunidades foram destinadas para o próprio TSE, além dos TREs dos estados do Acre, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima. divididas assim:
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas (todos os cargos), discursiva (apenas para cargos de nível superior) e prova de capacidade física. Confira:
Confira todos os detalhes edital unificado 2006 aqui!
Quer saber como elaborar um plano de estudos eficaz para sair na frente da concorrência e garantir sua vaga no concurso TSE Unificado?
Assista o vídeo abaixo e confira as dicas do especialista:
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.