O maior edital IBGE para vagas temporárias está temporariamente suspenso! A medida foi tomada devido ao grande avanço do coronavírus. O concurso IBGE oferta 180.557 vagas para a função de Recenseador, além de 5.462 vagas para a função de Agente Censitário Municipal (ACM) e de 22.676 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor (ACS), totalizando 208.695 vagas.
A escolaridade exigida é de nível médio (Agente Censitário) e nível fundamental (Recenseador). A banca organizadora é a Cebraspe.
Uma observação importante relatada pelo professor e coordenador do Direçã, Arthur Lima, faz referência aos cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e depara a função de Agente Censitário Supervisor (ACS):
A publicação no DOU (Diário Oficial da União) traz mais vagas para supervisor, que para Agente Municiapal. Isso, por lógica, não faria sentido e, talvez, haja alguma correção por erro material na publicação.
Análise completa do edital concurso IBGE 2020 para temporários
Confira a análise do edital neste vídeo com o professor Victor Dalton:
O edital para Recenseador foi publicado apenas no Diário Oficial da União e sua página com as informações completas no site da Cebraspe Cespe ainda não foi publicada, devendo sê-la em breve:
Já o edital para Agente Censitário foi publicado em outro documento, também no Diário Oficial da União, e sua página, como a de Recensador, com as informações completas no site da Cebraspe Cespe ,ainda não foi publicada, devendo acontecer em breve:
Resumo concurso IBGE
banca: Cebraspe
cargos: Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador
Já a remuneração para Recenseador é calculada por produção. Uma média de valor é de R$ 1.278,94.
A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento.
Será obrigatório o comparecimento do Recenseador ao Posto de Coleta nos dias e nos horários estipulados pelo ACM ou pelo ACS.
Validade do concurso IBGE 2020 Temporários
Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. Por questões administrativas, o último contrato poderá ter vigência menor que 30 dias.
Etapas edital IBGE – segundo projeto básico
Os cargos passarão somente por uma etapa: provas objetivas. Os cargos de Agente Censitário passarão por uma prova com 60 questões objetivas enquanto os candidatos ao cargo de Recenseador passará por uma prova de 50 questões objetivas.
Conteúdo edital IBGE
Agente Censitário
A prov objetiva terá duração de 4h e terá a divisão de conteúdo por questões da seguinte forma:
língua portuguesa: 10 questões
raciocínio lógico matemático: 10 questões
ética no serviço público: 5 questões
noções de administração/ situações gerenciais: 15 questões
conhecimentos técnicos: 20 questões
A prova será aplicada em 17 de maio, no período matutino (das 13h00 às 17h00).
Contratação para Agente Censitário – concurso IBGE
O candidato classificado para as vagas existentes será convocado para contratação por e-mail, telefone e/ou correspondência direta (telegrama), conforme dados informados no aplicativo de inscrição, obrigando-se a declarar no comparecimento, por escrito, se aceita ou não a vaga na área de trabalho/município/UF.
Na contratação, o convocado deverá apresentar os seguintes documentos:
a) documento de identidade;
b) título de eleitor;
c) certificado de reservista, alistamento militar constando a dispensa do serviço militar obrigatório ou outro documento hábil para comprovar que o tenha cumprido ou dele tenha sido liberado, se candidato do sexo masculino;
d) comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir;
e) comprovante de residência;
f) comprovante de naturalização (no caso de estrangeiro naturalizado);
g) comprovante de que está amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto do parágrafo 1º, art. 12, da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, promulgado no Brasil por meio do Decreto nº 3.927/2001 (no caso de português no Brasil);
h) cópia assinada da Declaração de Bens e Rendimentos do ano-base imediatamente anterior apresentada à Secretaria da Receita Federal, com o Recibo de Entrega da Declaração, quando for o caso;
i) comprovante de escolaridade (certificado ou histórico escolar acompanhado de declaração do estabelecimento de ensino atestando escolaridade), de acordo com o estabelecido no item 2 deste edital;
j) atestado de sanidade física e mental, emitido por médico de qualquer especialidade, há, no máximo, 12 meses anteriores à da data de início do período de inscrição, comprovando capacidade para o exercício das 22 atribuições e as exigências descritas no item 2 deste edital;
k) uma foto 3×4 recente.
Conteúdo programático para o cargo de Agente Censitário
Abaixo, listamos o conteúdo exigido para o cargo de Agente censitário. Confira:
LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO:
1 Estruturas lógicas.
2 Lógica de argumentação.
3 Diagramas lógicos.
4 Aritmética.
5 Leitura e interpretação de tabelas e gráficos.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:
1 Código de Ética do IBGE (disponível no endereço eletrônico https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98031.pdf e no http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador para download).
2 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (art. 116, incisos I a IV, inciso V, alíneas a e c, incisos VI a XII e parágrafo único; art. 117, incisos I a VI e IX a XIX; art. 118 a art. 126; art. 127, incisos I a III; art. 132, incisos I a VII, e IX a XIII; art. 136 a art. 141; art. 142, incisos I, primeira parte, II e III, e §1º a §4º).
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO/ SITUAÇÕES GERENCIAIS:
1 Aspectos gerais da administração. Organizações como sistemas abertos.
2 Funções administrativas. 2.1 Planejamento, organização, direção e controle.
3 Motivação, comunicação e liderança.
4 Processo decisório e resolução de problemas.
5 Noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas.
6 Eficiência e funcionamento de grupos. O indivíduo na organização: papéis e interações. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho.
7 Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação.
8 Avaliação de desempenho. 9 Compromisso com a qualidade nos serviços prestados.
Recenseador
Para o cargo de Recenseador, a divisão ficou assim:
língua portuguesa: 10 questões
ética no serviço público: 5 questões
matemática: 10 questões
conhecimentos técnicos: 25 questões
A prova será aplicada em 24 de maio, no período matutino (das 13h00 às 17h00).
Contratação para Recenseador – concurso IBGE
O candidato classificado para as vagas existentes será convocado para contratação por e-mail, telefone e/ou correspondência direta (telegrama), conforme dados informados no aplicativo de inscrição, obrigando-se a declarar no comparecimento, por escrito, se aceita ou não a vaga na área de trabalho/município/UF.
Na contratação, o convocado deverá apresentar os seguintes documentos:
a) documento de identidade;
b) título de Eleitor;
c) certificado de reservista, alistamento militar constando a dispensa do serviço militar obrigatório ou outro 22 documento hábil para comprovar que o tenha cumprido ou dele tenha sido liberado, se candidato do sexo masculino;
d) comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir;
e) comprovante de residência;
f) comprovante de naturalização (no caso de estrangeiro naturalizado);
g) comprovante de que está amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto do parágrafo 1º, art. 12, da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, promulgado no Brasil através do Decreto nº 3.927/2001 (no caso de português no Brasil);
h) cópia assinada da Declaração de Bens e Rendimentos do ano-base imediatamente anterior apresentada à Secretaria da Receita Federal com o Recibo de Entrega da Declaração, quando for o caso;
i) comprovante de escolaridade (certificado ou histórico escolar acompanhado de declaração do estabelecimento de ensino atestando escolaridade), de acordo com o estabelecido no subitem 2.1 deste edital;
j) atestado de sanidade física e mental, emitido por médico de qualquer especialidade, há, no máximo, 12 meses anteriores à da data de início do período de inscrição, comprovando capacidade para o exercício das atribuições e as exigências descritas no item 2 deste edital; e
k) 1 (uma) foto 3×4 recente.
Conteúdo programático para Recenseador
Abaixo, listamos o conteúdo exigido para o cargo de Recenseador. Confira:
LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação 25 das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:
1 Código de Ética do IBGE (disponível no endereço eletrônico https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98031.pdf e no http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador para download).
2 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (art. 116, incisos I a IV, inciso V, alíneas a e c, incisos VI a XII e parágrafo único; art. 117, incisos I a VI e IX a XIX; art. 118 a art. 126; art. 127, incisos I a III; art. 132, incisos I a VII, e IX a XIII; art. 136 a art. 141; art. 142, incisos I, primeira parte, II e III, e § 1º a §4º).
MATEMÁTICA:
1 Números reais. 1.1 Operações e problemas.
2 Porcentagens. 2.1 Problemas que envolvem cálculo de percentuais.
3 Função do 1º grau. 3.1 Representações algébrica e gráfica.
4 Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
5 Resolução de equações do 2º grau.
6 Unidades de medida (de comprimento, volume, capacidade, tempo, massa, temperatura e área) e resolução de problemas envolvendo grandezas (comprimento, volume, capacidade, tempo, massa, temperatura e área).
7 Problemas envolvendo o cálculo de área e perímetro de figuras planas e volume.
8 Leitura de mapas e plantas baixas.
9 Localização e movimentação utilizando mapas e plantas baixas.
10 Leitura e interpretação de tabelas e gráficos.
CONHECIMENTOS TÉCNICOS:
1 Conhecimentos técnicos aplicados no Censo Demográfico 2020 (documento “Estudo dos Conhecimentos Técnicos” disponível no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador, para download).
Cronograma de data concurso IBGE 2020:
A banca Cebraspe/ Cespe trouxe, nos dois editais, o cronograma das principais datas que o candidato deverá levar em consideração ao longo desta seleção.
Datas como o último dia para pagamento da taxa de inscrição, os pedidos de isenção das taxas, a relação provisória de inscritos, o prazo para recursos, a relação final dos inscritos, a divulgação dos gabarito, o resultado final do concurso e diversas outras datas, você pode conferir nas tabela abaixo.
Quadro de datas – Agente Censitário:
Quadro de datas – Recenseador:
Veja como servidor ganhou 27 mil como Recenseador no Censo Agropecuário 2017:
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.