Maurício Miranda Sá • 09/04/2020
Devido ao surto de Coronavírus pelo qual passa o Brasil, é sabido que o concurso Senado decidiu esperar o pleno reestabelecimento do país, bem como o concurso PCDF aguarda o retorno da suspensão das provas para o cargo de Escrivão e a publicação do edital para Agente.
Mas dá para estudar para um e para outro, com a mesma qualidade que se estudaria para apenas um deles? É isso que iremos ver a seguir:
Antes de compararmos os concursos, vamos a um panorama geral de cada um e ver se realmente existe essa possibilidade conciliação, ou se é melhor mudar sua tática e mudar de um para outro.
É imperioso lembrar que o concurso PCDF para o cargo de Escrivão, teria provas aplicadas em 15 de março deste ano, mas poucos dias antes da aplicação, o GDF (Governo do Distrito Federal) decidiu pela suspensão, devido ao decreto emanado pelo governador impedindo aglomerações.
Por outro lado, o concurso PCDF para o cargo de Agente tinha previsão de publicação do edital ainda no primeiro semestre, porém, o cronograma das atividades que levariam a esta publicação foram alterados, também por causa da Covid-19.
O diretor-geral da corporação solicitou junto à PGDF urgência na tramitação dos procedimentos do concurso de agente de polícia.
No caso do concurso SENADO 2020, a notícia de uma nova seleção caiu com uma bomba no final de 2019. Ao todo, o órgão autorizou o provimento imediata de 40 vagas, divididas entre diversos cargos. Serão oportunidades para quem possua nível médio e superior.
O cargo que traz o maior quantitativo de cargos é o de Policial Legislativo, que exige o nível médio de escolaridade e um salário inicial de quase R$ 19 mil.
Em linhas gerais, o concurso Senado para Policial Legislativo veio, realmente, com um “cavalo selado” para aqueles que focam nas áreas policiais e uma oportunidade dessas não surge duas vezes.
Na tabela abaixo, veremos um comparativo entre o cargos de Agente e Escrivão da PC DF e o cargo de Policial Legislativo do Senado:
Fica claro, olhando para a tabela anterior, que aquele que já vem se preparando em alto nível para o cargo de Agente ou Escrivão, consegue estudar para o cargo de Policial Legislativo sem maiores dificuldades.
É importante salientar que a prova para Escrivão tem como banco organizadora a Cebraspe/ Cespe, que está na disputa para organizar, também, a prova do Senado. Isso se torna importantíssimo para sua preparação.
O edital do concurso Senado para Policial legislativo demanda um olhar mais analítico. Um desavisado pode pegar o edital, abrir em determinada página, e não encontrar as disciplinas listadas na última tabela desta matéria.
No quadro resumo das provas objetivas, enxergam-se, apenas, as seguintes disciplinas:
Na disciplina de Conhecimentos Gerais, são cobrados conteúdos relacionados de Atualidades, Direito Administrativo, Constitucional, Regimentos Interno do Senado e Regimento Comum às duas casas legislativas.
Na disciplina de Conhecimentos Específicos, são cobradas as matérias de Direito Administrativo, Constitucional, Penal, Processo penal e Legislação Penal Extravagante (lei de abuso, de tráfico e crimes contra ordem tributária, por exemplo).
Neste tópico, vamos analisar, ponto a ponto, o que deve fazer um aluo que pretende se dedicar ao estudo para os dois concursos, nos cargos identificados no começo desta matéria.
Vamos trabalhar com uma situação hipotética, na qual os concurso PCDF e Senado cobrem determinadas disciplinas.
Perceba, no exemplo acima, que a primeira coisa feita foi a separação das disciplinas que devem vir em primeiro lugar nos estudos. N
a sequência, foram colocados os conteúdos em comum a elas. Depois, os conteúdos não comuns e, finalizando, as disciplinas não comuns.
É lógico que, a sequência dos conteúdos não comuns às disciplinas comuns fica ao seu critério, levando em consideração a prova que virá a ser aplicada primeiro.
A mesma coisa vale para as disciplinas não comuns. Coloque-as na ordem de prioridade aquelas que estão previstas no edital que tenha a prova aplicada em primeiro lugar.
Não esqueça que cada candidato tem suas características, umas distintas das outras, e na hora de montar o planejamento isso deve ser levado em consideração.
Todos os detalhes que você precisa saber para se preparar de forma certeira para um dos melhores concursos do país, ainda que esteja começando do zero!
O GPS Senado Federal será uma semana inteira dedicada a te indicar a melhor tática para que você ganhe tempo e conquiste uma posição em um concurso de altíssimo nível. Anote aí: de 14 a 20 de abril, às 19h. Inscreva-se GRATUITAMENTE abaixo:
Se você sonha em ser Agente da PCDF, sua hora está chegando, mesmo que esteja começando do zero. Só que você precisa GANHAR TEMPO na sua preparação.
Pensando nisso, reunimos o nosso time de profissionais e preparamos o GPS PCDF, o seu Guia Para o Sucesso, uma semana inteira dedicada com aulas focadas em como se preparar com eficiência, ganhar tempo e disputar uma vaga no próximo certame!
Anote aí: de 14 a 20 de abril, às 19h. Inscreva-se GRATUITAMENTE a seguir:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.